Nesta terça-feira (19), véspera do feriado nacional pelo Dia de Zumbi e da Consciência Negra, a Prefeitura de Vitória da Conquista promove uma série de atividades direcionadas a reflexões sobre o tema. Trata-se de parte da campanha Novembro Negro, que traz o tema “União e Resistência”. A primeira parte, das 8h30 às 12h, no Centro Integrado de Direitos Humanos (Avenida Otávio Santos, 744, Recreio), será uma palestra ministrada pelo coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, Ricardo Alves, sobre racismo institucional e a importância das políticas de igualdade racial no serviço público.
Já no período vespertino, a partir das 14h, as atividades acontecem na Praça Nove de Novembro, incluindo apresentações culturais como capoeira e maculelê, além da presença do povo de axé e de representantes dos movimentos sociais.
Ambos os atos serão abertos à população em geral.
Extirpando o racismo institucional
Segundo Ricardo Alves, a programação do Novembro Negro é a culminância de várias políticas públicas que são tocadas pelo Governo Municipal durante todo o ano. “Nós não falamos de igualdade racial só em novembro. Nós falamos o ano todo, de forma transversal. Falamos e fazemos também ações com educação, com saúde, com assistência social e, em novembro, a gente faz um balanço sobre tudo isso”, explica o coordenador.
Sobre a palestra, ele afirma que uma ação educativa como essa pode trazer impactos relevantes. “Quando a gente traz uma palestra sobre racismo institucional e voltada para o serviço público, a gente quer melhorar a prática do serviço público, fazendo com que o racismo institucional seja, de fato, extirpado, e que esses impactos possam diminuir cada vez mais na administração pública”, afirma. “Então, são necessárias ações educativas para que a gente consiga, de fato, superar o racismo e todas as mazelas que ele traz para a sociedade”, conclui Ricardo.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC