No Dia do Pediatra, Hospital Esaú Matos celebra 13 mil atendimentos pediátricos realizados de janeiro a junho de 2025
Cultura Dia a Dia

No Dia do Pediatra, Hospital Esaú Matos celebra 13 mil atendimentos pediátricos realizados de janeiro a junho de 2025

Celebrado neste domingo – 27 de julho -, o Dia do Pediatra reverencia os profissionais que cuidam da saúde e bem-estar das crianças. Mas a data serve também como momento de reflexão sobre a importância de políticas públicas de saúde voltadas para a infância e como elas estão sendo aplicadas de fato. Em Vitória da Conquista, onde vivem mais de 33 mil crianças de 0 a 6 anos, segundo o censo 2022 do IBGE, o cuidado com a criança começa desde o nascimento, no Hospital Esaú Matos.

Mantido pela Prefeitura Municipal e administrado pela Fundação Pública de Saúde, o Hospital Esaú é referência no interior da Bahia e Norte de Minas Gerais no atendimento médico infantil. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 13.181 atendimentos pediátricos na unidade, o que dá em média 2.197 assistências mensais.

Para garantir esse volume de atendimento, a unidade conta com cerca de 40 médicos, entre pediatras e clínicos gerais, que trabalham em regime de escala, 7 dias por semana, 24 horas por dia, prestando diversos serviços médicos para o público infantil do município, cidades da região e de outros estados.

Médica pediatra no Esaú Matos desde 2016, Daniela Aguilar Gobira Alves é coordenadora do setor de pediatria e atua diretamente com os médicos residentes nessa especialidade. A pediatra fala sobre os desafios em trabalhar num hospital de grande fluxo e que é referência regional: “É um desafio diário, porque o nosso hospital recebe muitos pacientes, mas a gente faz o melhor serviço dentro das nossas possibilidades. Ver uma criança que entrou gravemente doente e sair bem, dar um tchau, um abraço, é uma vitória!”.

A médica residente em pediatria, Camila Gomes Magalhães, fala com paixão e consciência do papel importante da pediatria: “Decidi pela especialização porque nos momentos difíceis, as crianças passam leveza e nos tiram sorrisos, tornando os dias mais bonitos e os sacrifícios pela profissão mais palatáveis. Espero que haja cada vez mais valorização dos especialistas e serviços de atenção às crianças. Que possamos ter o melhor cenário possível para exercer o cuidado integral ao paciente pediátrico”, destaca a profissional.

Tatiana Oliveira, moradora da zona rural de Vitória da Conquista, trouxe a filha Beatriz, de 6 anos, para receber atendimento pediátrico no Esaú Matos. Ela conta como foi a assistência recebida: “Minha neném estava com febre e cansaço, daí trouxe ela para ser atendida no Esaú. Ela foi examinada e a gente recebeu as orientações. Não tenho do que reclamar, foi tudo ótimo”, disse a mamãe.

A diretora-geral do Esaú Matos, Ceres Almeida, destaca a importância e dedicação desses profissionais: “A gente entende que a assistência pediátrica é um dos pilares mais importantes dos serviços prestados no hospital, e o comprometimento do exercício no atendimento à saúde de centenas de crianças e adolescentes, que passam todos os dias por aqui, é reflexo de toda essa dedicação. Este é um momento muito oportuno para agradecer a atuação e o papel desenvolvido por toda a nossa equipe pediátrica. Muito obrigada”, destaca a diretora.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC