Na rota nacional do turismo, Vitória da Conquista atrai milhares de visitantes e movimenta economia local
Poder Turismo

Na rota nacional do turismo, Vitória da Conquista atrai milhares de visitantes e movimenta economia local

Com mais de 394 mil habitantes, Vitória da Conquista além de ser a melhor cidade da Bahia para se viver, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) 2024, é também muito agradável. Além do clima, o município tem muitos atrativos, e desde o ano passado foi inserido pela Embratur na rota nacional do turismo.

A certificação da Embratur não foi por acaso. Importante polo econômico, educacional e de saúde, Vitória da Conquista atrai uma população flutuante de aproximadamente 2 milhões de pessoas de mais de 100 municípios da região Sudoeste e Norte de Minas Gerais, fazendo jus ao ‘título’ de Capital do Sudoeste Baiano. E não é só isso: a cidade também se destaca pelo comércio forte que atrai consumidores de outras regiões do estado, e pela farta produção de biscoito, principalmente o avoador, sendo oficialmente declarada como “Capital Estadual do Biscoito” pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Ao longo dos anos, o turismo de negócios evoluiu para o turismo de eventos com a inclusão de grandes festividades no calendário oficial do município, a exemplo do Festival de Inverno Bahia e dos festejos juninos (Arraiá  da Conquista). Essas festas atraem milhares de visitantes todos os anos, mas, atualmente, Vitória da Conquista oferece uma série de outros atrativos que vão além de festas e negócios.

A Terra de Glauber Rocha, de Elomar e dos irmãos Nogueira, e de muitos outros conquistenses e conquistados, como Xangai, é chamada também de Suíça Baiana, devido às baixas temperaturas registradas em diversos períodos do ano, principalmente durante o outono e o inverno, quando os termômetros já chegaram a registrar 6,2º. Essa característica é uma peculiaridade que contribui para a notoriedade de Vitória da Conquista no que compete ao turismo.

Belezas naturais

Entre os pontos turísticos, destacam-se os de belezas naturais, propiciadas pela localização privilegiada da cidade e mantidas em áreas ambientais preservadas. A Reserva Florestal do Poço Escuro é um dos exemplos: são 17 hectares de mata ciliar, três trilhas com cerca de 1.200 metros cortam o local, com mata atlântica, mata de cipó e caatinga, e é possível avistar animais que compõem a fauna diversa do local. Também está no Poço Escuro, a nascente do Rio Verruga, que atravessa a cidade e segue para o município de Itambé.

Lagoa das Bateias

Outra área preservada é o Parque Ambiental Lagoa das Bateias que possui quase 53 hectares, tem importante função de manutenção dos mananciais hídricos. Bastante utilizado para a prática de caminhadas e outras atividades ao ar livre , o espaço foi inteiramente revitalizado pela Prefeitura, com parceria privada, e já dispõe de uma estrutura completa para esporte e lazer.

O Rio Verruga também passa pelo Orquidário Municipal Zilda Gusmão Pereira, local habitado por uma coleção de diferentes espécies de orquídeas e oferece uma bela vista para contemplação. Através das pequenas trilhas, os visitantes podem admirar a diversidade de cores, formatos e aromas das flores.

Catedral das Flores

Próxima ao Orquidário, foi inaugurada a Catedral das Flores, um novo espaço de lazer que conta com bancos para contemplação das flores e do pôr do sol, oito canteiros suspensos com espécie de flores variadas, uma fonte, iluminação, palmeiras areca bambu nos arredores, sica revoluta, bougainville bola, jasmim manga e ipês. A estrutura metálica tubular chega a 12 metros de altura e possui uma cobertura de flores da espécie ipoméia-rubra.

No alto da Serra do Periperi, a obra do artista Mário Cravo, com 17 metros de altura, está o Cristo Crucificado. De lá, também é possível ter uma vista panorâmica da cidade, que se torna ainda mais deslumbrante durante o pôr do sol. Após a revitalização da área, executada pela Prefeitura, o espaço recebeu mirantes de contemplação, quiosques e área de eventos.

Cristo de Mário Cravo

A beleza da Praça Tancredo Neves também faz dela um dos principais cartões postais do Sudoeste Baiano, com palmeiras majestosas, coloridos ipês e a diversidade de outras espécies de arbustos. No centro da praça, a pequena ponte é um dos lugares mais escolhidos para fotos individuais ou em grupo. Logo abaixo, dos lagos, é possível admirar os peixes que vivem por lá, em sua maioria carpas.

Na proximidade da Tancredo, está construída a Catedral Nossa Senhora das Vitórias, que data de 1930 e 1943, e tem a arquitetura marcada pelo estilo neogótico, com traçados e proporções clássicas e pinturas sacras decorando o teto, em seu interior. No altar, a imagem em madeira da Padroeira da cidade, Nossa Senhora das Vitórias, trazida de Portugal.

Turismo de negócios e gastronomia

O comércio é um dos pontos fortes da economia de Vitória da Conquista e atrai, todos os dias, grande fluxo de população flutuante da região. Da Praça Barão do Rio Branco até a Praça Nove de Novembro, e de lá até a Praça da Bandeira, passando ainda pela Estação Herzem Gusmão, há uma enorme variedade de lojas, serviços e o Mercado de Artesanato. Destaque para vestuários, calçados, confecções, móveis e eletrodomésticos.

Além do centro da cidade, grandes avenidas do município são verdadeiros cernes de negócios e ambientes para o lazer. Um dos pontos mais conhecidos é a Avenida Olívia Flores que agrega bancos, restaurantes, lojas, academias, universidades, escolas, shopping e muitos outros pontos de comércio e serviços. São mais de quatro quilômetros de avenida, com pista de caminhada e ciclovia, o que torna o local um dos mais procurados para a prática de esportes ao ar livre, inteiramente arborizado e bem iluminado.

Avenida Brumado

Responsável por integrar os bairros Patagônia e Brasil, a Avenida Frei Benjamin tem quase três quilômetros de comércio e serviços, como farmácias, bancos, postos de combustível, autopeças, lojas e muito mais. Também possui muitas opções de barzinhos e restaurantes, o que a torna um point de lazer. Já a Avenida Brumado, uma das avenidas mais importantes da cidade, segue desde a Avenida Integração até a alça oeste do Anel Rodoviário. O comércio pulsa ao longo de toda a sua extensão, com destaque para a variedade de lojas automotivas e madeireiras. A avenida está passando por uma reurbanização, que inclui ciclovia, pista de caminhada e cooper, e paisagismo.

Para entretenimento na companhia de familiares ou amigos, a cidade conta com uma área inteiramente dedicada ao requinte da gastronomia e lazer, a Villa do Bosque. No espaço, há uma variedade de restaurantes, bares e cafeterias, com opções para agradar a todos os gostos. Com bastante verde, uma pequena fonte e um coreto, o ambiente exala beleza, elegância e aconchego.

 

Capital Estadual do Biscoito

E os famosos biscoitos avoador  e sequilhos que fazem jus ao título de Capital Estadual do Biscoito, além de requeijão e café típicos da região, podem ser encontrados na maior feira livre do município, a Ceasa. Outro destaque é a Feirinha do Bairro Brasil com uma variedade de legumes, verduras, hortaliças, carnes e muitos outros produtos fresquinhos. Ambas, além de serem pontos importantes para o comércio da cidade, também têm a tradição de reunir amigos para bate-papo, passear, almoçar e comer pastel com caldo de cana.

Esporte, lazer e entretenimento

 

Murilão

Vitória da Conquista possui dois estádios municipais que atraem não só os atletas conquistenses, mas também de toda região. Na Zona Oeste da cidade está localizado o Estádio Municipal Murilo Mármore (Murilão). Após uma revitalização, em 2023, o espaço ganhou campo de gramado sintético, novos vestiários, cabines de rádio e TV, melhorias nas arquibancadas, sala multiuso para a prática de artes marciais e dança e academia ao ar livre.

Na Zona Leste, está situado o Estádio Municipal Lomanto Júnior, o Lomantão – como é conhecido, em uma área de muito verde e ar puro. Com capacidade para mais de 11 mil espectadores, ele também é o 6º maior do estado, e já sediou importantes eventos esportivos, como o Campeonato Baiano.

Cultura

Praça Nove de Novembro

Quando se fala em cultura, o Arraiá da Conquista é, sem dúvida, a festa preferida dos conquistenses. Os festejos juninos começam na primeira quinzena de junho e se estendem até o final do mês, com apresentações de artistas regionais na Praça Nove de Novembro. Até 2024, na semana do São João, o Centro Glauber Rocha também se transformou em palco do evento, reunindo mais de 15 mil pessoas por noite, em shows de artistas renomados.

Terno de Reis – Natal Conquista de Luz

Também tradição na cidade, o Natal Conquista de Luz atrai visitantes de todas as partes do Brasil. A Praça Tancredo Neves, que já é bonita o ano inteiro, vira um completo espetáculo com a decoração de milhares de luzes natalinas. Por ali, também acontecem shows de artistas regionais e outras atividades culturais. Destaque para os grupos de Ternos de Reis, que se apresentam quase diariamente, mantendo viva a tradição do reisado.Parte do calendário oficial da cidade há alguns anos, o Festival de Inverno Bahia (FIB) é um dos maiores festivais de música do interior do Nordeste. Sempre no mês de agosto, no auge das baixas temperaturas, Conquista se enche de calor humano durante três dias de festa, que chegam a reunir mais de 60 mil pessoas de todo o Brasil, mais de 20 atrações e quase 50 horas de música. No palco principal do evento, já se apresentaram artistas como Marisa Monte, Maria Bethânia, Charile Brown Jr, Engenheiros do Hawaii, Ivete Sangalo, Marília Mendonça e muitos mais.

Planetário atende prioritariamente…

Em Vitória da Conquista, também é possível ir fundo na história, ciência, astronomia ou tecnologia no Planetário Municipal Everardo Públio de Castro. A partir de projeções fulldrome, o planetário cria um ambiente de realidade virtual, exibindo filmes em 3D e formato de 360º. A experiência imersiva é marcante, e contempla programações lúdicas e educativas.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC