O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviará na próxima segunda-feira (25) à Procuradoria-Geral da República (PGR) o relatório final do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.
O documento, elaborado pela Polícia Federal (PF), aponta o ex-presidente e outras 36 pessoas como indiciados por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.Apesar da gravidade das acusações, Moraes decidiu manter o sigilo do relatório, ao contrário de casos recentes envolvendo Bolsonaro, como os inquéritos sobre a fraude dos cartões de vacina e desvios de itens do acervo presidencial.
A decisão, segundo fontes próximas ao ministro, visa garantir que a equipe do procurador-geral da República, Paulo Gonet, possa conduzir os trabalhos sem interferências externas. O inquérito do golpe, agora concluído, abarca essas investigações e ainda apurações sobre fake news, milícias digitais e tramas golpistas ocorridas antes e depois das eleições de 2022.
Fonte: M1 | Foto: Nelson Jr./SCO/STF