Moraes determina que Poder Público faça um plano de ação para população em situação de rua
Poder Politica

Moraes determina que Poder Público faça um plano de ação para população em situação de rua

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta terça-feira (25), que o Poder Público promova ações para garantir proteção à população de rua. Executivo Federal, estadual e municipal possuem um prazo de 120 dias para elaboração de um plano de quais serão as ações para melhor.

Na instância federal cabe garantir que o Plano Nacional para a População em Situação de Rua seja executado. O primeiro passo, segundo a decisão, é diagnosticar, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), qual é o contingente e o perfil dessa parcela. Moraes também determinou a realização de treinamento com agentes que irão trabalhar com esse classificados como “hiper hipossuficientes”.

No âmbito estadual e municipal Moraes pede atenção às construções chamadas de “hostis”, aquelas que dificultam o acesso da população em situação de rua, além de exigir a disponibilização de pontos de higienização para eles. A decisão de Moraes tem caráter liminar e ainda deve ser analisada pelo colegiado.

Fonte: Metro1 | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil