O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (31) que a Advocacia-Geral da União (AGU) acompanhe e tome providências sobre a extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. A parlamentar foi presa na terça-feira (29) na Itália. A Polícia Federal comunicou a prisão ao STF no dia seguinte.
A deputada passará por uma audiência de custódia com as autoridades italianas nesta sexta-feira. Zambelli está detida no presídio feminino de Rebibbia, a meia hora do centro de Roma. Ela foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de dez anos de reclusão por falsidade ideológica e invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça.
“Considerando a comunicação da prisão da ré condenada Carla Zambelli Salgado de Oliveira na República Italiana, oficie-se à Advocacia-Geral da União para que acompanhe e adote as providênciascabíveis e necessárias relacionadas ao processo de extradição da ré”, disse o ministro no despacho.
Fonte: Metro1 | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados