A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou mais uma edição do Suas na Comunidade na manhã deste sábado (11). Desta vez, foram os moradores dos Condomínios Lagoa Azul 1, 2 e 3, bairro Campinhos, quem receberam, bem perto de casa, os principais serviços da Assistência Social de Vitória da Conquista.
Alguns dos atendimentos oferecidos pela iniciativa são: Sistema Único de Assistência Social (Suas), de Habitação de Interesse Social, da Ouvidoria Municipal, de Desenvolvimento Rural, da Defensoria Pública do Estado (DPE), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aos atendimentos da Saúde voltados ao cumprimento das condicionalidades do programa Bolsa Família.
Enquanto os pais passavam pelos serviços, as crianças puderam se divertir no pula-pula e na cama elástica. Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, também foram realizadas gincanas com premiações, e apresentações de percussão e capoeira das crianças e adolescentes do Cras Jardim Valéria.
Para a missionária do Lagoa Azul 2, Michelle Vieira, esse momento com a comunidade é importante não só pela economia de tempo e dinheiro com deslocamento, mas também pela interação proporcionada. “Esse trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social é de grande importância, porque, muitas vezes, os moradores não podem se descolar até o centro para resolver essas questões. Além disso, é uma forma eficiente de ouvir as demandas da comunidade e buscar soluções para os problemas”, disse a moradora, que reside na localidade há mais de 10 anos.
Acompanhada de uma amiga, Alexandra França também aproveitou a manhã para participar da ação. “Eu gostei muito porque pude tirar muitas dúvidas”, avaliou.
Já Cristiana Pereira, moradora do Lagoa Azul 3, afirmou que estava passando, viu a iniciativa acontecendo e decidiu ficar com a filha de 4 anos, Maria Eduarda, e já resolver algumas pendências. “Aproveitei para ver sobre o Minha Casa, Minha Vida, vacinar e pesar minha filha, e ver sobre o Bolsa Família. Muito boa essa ação aqui no bairro”, contou.
Atendimento próximo à comunidade
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, aproximar os serviços da Assistência Social de quem mais precisa é o principal objetivo do Suas na Comunidade. “É também uma oportunidade, junto com os nossos parceiros institucionais, de trazer esses serviços que são tão importantes na vida dessas pessoas. E, claro, é um momento de convivência comunitária, com várias atividades”, afirmou Michael.
A analista da Defensoria Publica do Estado, Elisângela Paula, disse o quanto é importante o acesso ao direito por parte da população. “Hoje nós estamos tirando dúvidas jurídicas, como a DPE pode ajudar essas pessoas, e o que não pode ser feito aqui, a gente encaminha para atendimento na sede. Todos têm direito e esse acesso é fundamental”, explicou a profissional.