No dia 11 de maio, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, esteve em uma aula de campo na propriedade Ouro Verde, localizada em Barra do Choça.
O momento, que contou com uma visita guiada pelo empreendimento do casal Idimar e Ana Cristina, é parte de um projeto recente, mas exitoso.
Há seis anos, os produtores operaram uma mudança na produção de café, saíram da produção do café commodity (produzido em larga escala), para a produção dos cafés especiais, diferentes no cultivo, colheita, torra, produção e venda.
Junto aos donos, estavam presentes a Cooperbac, especialistas em solo, professores universitários, produtores rurais e representantes de empresas para ouvir e aprender sobre o processo artesanal da produção do café especial e a possibilidade do plantio e colheita selecionada.
O produtor Idimar falou sobre o processo de mudança, os medos e desafios enfrentados e, ao final, garantiu: “A solução para o pequeno produtor é a mudança para o café especial” e, por meio do seu exemplo, demonstrou como a escolha mudou sua produtividade, a saúde do solo, a qualidade do café e o processo de colheita.
O momento foi riquíssimo para os produtores presentes já que puderam tirar dúvidas, trocar experiências e aprender com um exemplo exitoso
Confira alguns registros dessa aula: