Milhares de fiéis católicos foram ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida, nesta sexta-feira (15), para celebrar Nossa Senhora das Vitórias, a padroeira de Vitória da Conquista. As festividades deste ano tiveram o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, Conhecer Jesus verdadeiro Deus verdadeiro homem!”.
A prefeita Sheila Lemos compareceu à missa celebrada acompanhada de membros do governo, do deputado estadual Fabrício Falcão, além dos vereadores Luís Carlos Dudé, Hermínio Oliveira, Cris Rocha, Ricardo Gordo, Léia de Quinho, Andreson Ribeiro e Alexandre Xandó.
Esta é a primeira celebração desde que a festa foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista, no mês de junho, demonstrando a importância do evento que mobiliza toda a comunidade católica de Conquista e demais cidades englobadas pela Arquidiocese.
Católica, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância da Festa da Padroeira para a cidade, por seu caráter religioso, cultural e histórico. “Hoje, toda a comunidade católica está muito alegre, pois é a primeira celebração depois que a festa de Nossa Senhora das Vitórias se tornou patrimônio cultural de Vitória da Conquista. É uma tarde de muita alegria, celebrando a nossa padroeira, pedindo a ela proteção e também agradecendo por tudo que ela tem feito por nós e pela nossa cidade. Viva Nossa Senhora das Vitórias!”, afirmou.
Também é a primeira festa da padroeira organizada desde a nomeação de Dom Vitor Agnaldo de Menezes como arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista. O prelado, que assumiu a arquidiocese em março, já havia celebrado a missa da padroeira em 2019, como convidado.
A missa solene em honra à Nossa Senhora das Vitórias foi presidida por Dom Vitor, que chegou acompanhado do arcebispo emérito de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Pepeu. Dom Vitor destacou a tradição centenária da festa e a importância do momento para a cidade.
“É um momento, sem dúvidas, ímpar para toda Arquidiocese, para toda a cidade, a festa da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias. É uma festa que já acontece há mais de cem anos, se tornou tradição. Então, é um momento que, de fato, a gente fica emocionado, fica feliz de ver que a comunidade católica preserva esta festa até os dias de hoje”, afirmou o arcebispo.
A presidente da ala feminina da Comissão de Organização da festa, Dilceneia Pereira, celebrou a integração de diferentes setores da sociedade para a realização do evento. “É um momento de muita alegria e de muita graça, celebrar os 120 anos da festa de Nossa Senhora das Vitórias, que se tornou Patrimônio Cultural da nossa cidade. Só tenho a agradecer a todo o povo de Vitória da Conquista, aos poderes Executivo e Legislativo por todo o apoio, toda a parceria dedicada a nós nesse um ano de preparação para esse grande dia”.
- Dilceneia
- Dudé
O vereador Luís Carlos Dudé, responsável por apresentar a proposta para reconhecer a Festa da Padroeira como Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista, ressaltou a história da Festa da Padroeira.
“Nosso mandato propôs e a Câmara aprovou por unanimidade esta lei que coloca a festa de Nossa Senhora das Vitórias como Patrimônio Cultural e Imaterial do nosso município. Minha gratidão aos meus colegas vereadores e vereadoras, à prefeita Sheila por sancionar a lei. O retrato de tudo isso é o que nós estamos vendo aqui, cerca de 10 mil pessoas dentro do Parque de Exposições. O povo de Vitória da Conquista é um povo de muita fé e, sobretudo, de devoção à Nossa Senhora das Vitórias, nossa padroeira”, disse o vereador.
Uma das milhares de fiéis presentes na missa foi Gizele Vieira, que frequenta as celebrações da padroeira desde criança. “A festa de Nossa Senhora das Vitórias é muito importante pra mim porque é uma tradição que eu carrego desde pequenininha. Então desde criança eu venho todo ano, com muita fé, celebrar esse dia tão importante”.
- Gizele
- Monize
Já Monize Novaes, mesmo não sendo nascida em Conquista, mantém a devoção à padroeira da cidade que a acolheu. “Nossa Senhora das Vitórias é um símbolo de resistência, de devoção e de amor. Eu sou de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, mas sempre fui devota de Nossa Senhora. Estou aqui representando a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e me sinto honrada por estar aqui nesse dia tão maravilhoso. Salve Maria!”
Ao final da celebração, os fiéis saíram em procissão em direção à Catedral Metropolitana. O andor em que a imagem de Nossa Senhora das Vitórias seguiu em procissão é uma representação da Catedral das Flores, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Apoio do Governo Municipal
A Prefeitura Municipal colaborou com a organização da festa em diversas frentes, com o apoio do Simtrans, da Guarda Municipal, das Secretarias de Serviços Públicos, Cultura e Saúde.
Houve o auxílio na preparação dos eventos da festa, com a montagem de parte da infraestrutura no Parque de Exposições, além da organização do trânsito nas imediações do Parque e nas ruas e avenidas por onde passa a procissão luminosa. O apoio também garantiu a segurança dos fiéis, tanto dentro do Parque quanto na área externa e durante a procissão.
Fonte:Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC