A presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no desfile de Sete de Setembro, em Brasília, ainda é incerta. Até o momento, nenhum deles confirmou participação na área destinada às autoridades no evento, que será realizado na Esplanada dos Ministérios, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No ano passado, seis dos onze integrantes da Corte acompanharam a cerimônia que marcou os 202 anos da Independência do Brasil. Estiveram no palanque oficial o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, além de Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cristiano Zanin.
Neste ano, Barroso já está fora da lista de presenças, pois representará o tribunal em compromissos no exterior. Os demais ministros, embora não tenham confirmado participação até a tarde deste sábado, 6, ainda podem fazê-lo até domingo e comparecer ao desfile.
Enquanto isso, a capital federal também deve ser palco de manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os atos são voltados à defesa da anistia no Congresso Nacional e contra o julgamento de Bolsonaro, acusado de articular uma tentativa de golpe de Estado.
O processo, iniciado em 2 de setembro, deve ter a última sessão concluída na sexta-feira, 12. Às vésperas do Sete de Setembro, o STF reforçou as medidas de segurança no tribunal e em seu entorno, prevenindo possíveis tensões ligadas à data.
Fonte: Metro1 | Foto: Rosinei Coutinho- STF