Ministério da Saúde anuncia mudança no Cartão do SUS; entenda
Poder Saúde

Ministério da Saúde anuncia mudança no Cartão do SUS; entenda

Os ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciaram, nesta terça-feira (16), a mudança do novo Cartão Nacional de Saúde, que passará a exibir nome e CPF no lugar do antigo número.

O governo estima que 11 milhões de registros sejam inativados todos os meses, totalizando 111 milhões até abril de 2026. A pasta iniciou uma espécie de limpeza da base de cadastros de usuários do SUS, conhecida como CadSUS.

O ministro da Saúde Alexandre Padilha, explicou que pacientes sem CPF continuam sendo atendidos normalmente pelo Sistema Único de Saúde e que estão dando um passo muito decisivo para uma revolução tecnológica no SUS.

“Não estamos deixando ninguém para trás. As pessoas que não têm CPF continuarão sendo atendidas. Não há sistema nacional de saúde público que tenha o volume, a diversidade e a complexidade dos dados que tem o SUS”.

Para que passem a utilizar o CPF do paciente, todos os sistemas de informação do SUS serão readequados, começando pela a Rede Nacional de Dados em Saúde, o Sistema de Informações sobre Mortalidade e o prontuário eletrônico da atenção primária, que são os mais utilizados.

O prazo para conclusão da mudança é dezembro de 2026, mas o calendário será acordado com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Fonte: BNews | Foto: Reprodução