Maurício Barbosa nega participação em esquema criminoso
Governo do Estado Justiça Poder

Maurício Barbosa nega participação em esquema criminoso

Afastado após decisão do STJ, secretário de Segurança Pública diz que irá comprovar sua inocência

Autor: MatheusSimioni,Metro1 | Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, se manifestou após o afastamento determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), depois dele ser acusado de envolvimento no esquema de venda de sentenças por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Em ações deflagradas hoje (14), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete do chefe da pasta. Barbosa declarou, em comunicado assinado pelos advogados, que acredita na Justiça e irá provar sua inocência.

Com aprofundamento das investigações e a deflagração de outras fases da Operação Faroeste pelo MPF, investigadores apontam que foi descoberto também o envolvimento de integrantes do alto escalão e de servidores do Ministério Público do Estado da Bahia, de servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA) e de advogados. Com a decisão, assinada pelo ministro Og Fernandes, o secretário ficará afastado por um ano.

“A sua história de vida, o seu passado, atestam a sua inocência, além de servirem como respaldo para dirimir quaisquer dúvidas que pudessem pairar sobre a lisura de sua conduta”, diz o comunicado, assinado pelos advogados Sérgio Habib e Thales Habib, responsáveis pela defesa de Barbosa.” Apesar de encontrar-se extremamente abalado com o ocorrido, e tomando conhecimento da r. decisão que determinou o seu afastamento do cargo de Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, a qual se submete e cumprirá respeitosamente na sua integralidade, mantém-se confiante em que, o desdobramento das investigações levará, indubitavelmente, a improcedência das suspeitas que pairam neste momento, evitando, assim, prejulgamentos apressados e sem base em fatos verídicos”, continua.