Nesta primeira quinzena de outubro, o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas), recebeu 747 aves passeriformes da fauna silvestre brasileira, que foram apreendidas na região, durante operação realizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inema) e pela Polícia Militar.
Os animais foram apreendidos nos dias 3, 4 e 8 deste mês, nos municípios de Poções e Vitória da Conquista, e foram imediatamente encaminhados para tratamento no Cetas. Os pássaros, em sua maioria nas variedades canário da terra, papa capim e trinca-ferro, são aves canoras e por esta característica são bastante visadas por captores.
Devido às condições de maus-tratos, 31 pássaros chegaram a óbito e os demais permanecerão no Cetas para os procedimentos de rotina, cuidados e avaliações das condições físicas e comportamentais, até a sua devolução definitiva à natureza.
De acordo com a Lei 9.605, de 1998 para crimes contra a fauna estabelece reclusão de seis meses a um ano de detenção e multa para quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar animais silvestres, incluindo aves silvestres. As denúncias de captura ou maus-tratos de animais silvestres podem ser encaminhadas diretamente à Polícia Militar ou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) pelo telefone (77) 3429-7906.
Fonte: JrConquista | Foto: Divulgação