Lula se reuniu hoje em Brasília com representante dos Estados Unidos
polêmica Politica

Lula se reuniu hoje em Brasília com representante dos Estados Unidos

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou ao Palácio do Planalto por volta de 9h de hoje, acompanhado da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley. BlinKen afirmou que “esperava ansioso” por essa reunião. 

A conversa ocorreu nessa manhã, em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel. O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Mathew Miller, afirmou nesta terça (20) que os EUA discordam do comentário de Lula e que Blinken vai informar essa posição ao presidente na reunião desta quarta (21). 

“Obviamente, nós discordamos desse comentário [de Lula]. Fomos bem claros em dizer que não acreditamos que um genocídio ocorreu em Gaza. Queremos ver o conflito terminar o quanto antes. Queremos ver a assistência humanitária aumentar de forma sustentada para os civis inocentes de Gaza, mas não concordamos com aqueles comentários”, disse ele.

O secretário enfatizou o apoio dos Estados Unidos ao Brasil no G20 e a parceria Brasil-EUA pelos direitos dos trabalhadores, bem como manifestou suporte à cooperação na transição para a energia limpa e às comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países, porém ignorou a polêmica do Brasil com Israel.

No Rio de Janeiro, Blinken vai participar da reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 com o objetivo de engajar líderes mundiais em temas como a paz, inclusão social, redução das desigualdades, fome, crise climática, desenvolvimento sustentável, entre outros. Em seguida, ele seguirá para a Argentina.

Foto Reprodução RICARDO STUCKERT/PR