Lula participa de eventos de comemoração pela Independência em Salvador (BA)
Poder Politica

Lula participa de eventos de comemoração pela Independência em Salvador (BA)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, na manhã de hoje, 2, do Grande Ato pela Independência, em Salvador (BA), acompanhado de lideranças locais e nacionais. O evento ocorre no estacionamento da Arena Fonte Nova, com horário de início previsto para as 11h00.

No início da manhã, Lula participou do tradicional cortejo pelo bairro da Lapinha, juntamente com sua esposa, Janja, o governador Rui Costa, o pré-candidato ao governo pelo PT, Jerônimo Rodrigues. e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“Eu acho que seria importante que o povo brasileiro conhecesse o que é o 2 de Julho na Bahia. Aqui, a Independência foi feita com sangue, com morte de negros, indígenas, padres, freiras e o povo trabalhador que lutou para expulsar os portugueses. Então é isso que você vê, não é um desfile militar, é um desfile do povo, isso que significa independência”, disse Lula durante a caminhada na Lapinha.

Na Fonte Nova, o ex-presidente deve falar no encerramento da festa, que celebra a luta do povo baiano contra tropas portuguesas que insistiam em manter o Brasil como uma colônia. O ato será transmitido pelas redes sociais de Lula.

Independência e soberania

A luta de independência na Bahia foi iniciada em 19 de fevereiro de 1822 e durou até a expulsão definitiva dos portugueses em 2 de julho de 1823, portanto, cerca de 10 meses depois da Declaração de Independência, em 7 de setembro de 1822.

Em entrevista à Rádio Metrópole de Salvador, na última sexta-feira (1º), Lula falou das razões de ir à Bahia neste ano, quando o Brasil celebra 200 anos de Independência.

“Eu estou com saudade e, como estamos fazendo 200 anos da Independência, eu acho que a Bahia tem muita, muita responsabilidade de consagrar e definir a Independência brasileira. Se não fossem os baianos, com aquela coragem, com a participação de três mulheres extraordinárias, a Joana Angélica, a Maria Felipa e a Maria Quitéria, que tiveram coragem de enfrentar os portugueses e enxotá-los do Brasil, quem sabe a gente não tivesse a nossa Independência consagrada”, disse Lula.

Para o ex-presidente, o Brasil precisa, mais do que nunca, discutir o que significa um país ser independente e soberano. “Quando eu falo soberania, soberania não é apenas o país ser forte e ter uma independência. Não. Soberania é o povo comer, é o povo estudar, é o povo trabalhar, é o povo ter saúde. Sabe, é uma coisa mais nobre. Você não tem soberania com fome. Você não tem independência com fome. Esse país, eu provei que era possível mudar. E agora eu estou com muito mais vontade de provar outra vez.”

Fonte: Site Lula | Foto: Ricardo Stuckert