Lula deve discutir com Alcolumbre sucessão de Barroso no STF
Poder Politica

Lula deve discutir com Alcolumbre sucessão de Barroso no STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nos próximos dias com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para tratar da sucessão do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga será aberta com a saída de Barroso da Corte, e o Palácio do Planalto ainda avalia o nome que será indicado.

Segundo informações da CNN, Alcolumbre deve defender junto a Lula a indicação do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu aliado político. O senador também deve alertar o presidente de que o atual favorito do governo, o advogado-geral da União, Jorge Messias, pode enfrentar dificuldades para ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Senadores próximos a Alcolumbre avaliam que Messias teria resistência expressiva na Casa, lembrando que a aprovação do ministro Flávio Dino, no fim de 2023, foi apertada, com 47 votos favoráveis. Há ainda críticas de parlamentares da base, que reclamam de falta de interlocução com Dino após sua chegada ao Supremo.

Aliados de Pacheco afirmam que o mineiro teve papel relevante na defesa da democracia durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e destacam que ele já mantém boa relação com ministros do STF. A expectativa entre senadores é de que seu nome teria apoio confortável no plenário, com cerca de 60 votos favoráveis.

Fonte: Metro1  | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil