Lacen garante agilidade e precisão na detecção de dengue em Conquista e região
Poder Saúde

Lacen garante agilidade e precisão na detecção de dengue em Conquista e região

O Laboratório Central Municipal de Vitória da Conquista (Lacen), administrado pela Fundação Pública de Saúde (FSVC), desempenha um papel fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Com tecnologia avançada e uma equipe qualificada, o Lacen realiza a detecção dessas doenças com agilidade e precisão, beneficiando não apenas Vitória da Conquista, mas também outros 30 municípios da região que utilizam o serviço para essas testagens.

Atualmente, o laboratório processa cerca de 30 amostras de testagens para dengue por semana, totalizando aproximadamente 120 exames mensais. Esse cenário representa uma redução significativa em relação ao mesmo período do ano passado, quando eram analisadas mais de 1.000 amostras por semana, chegando a aproximadamente 5 mil testes mensais.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Notificações (Sinan), Vitória da Conquista registra, em 2024, uma queda de 86,33% nos casos de arboviroses em comparação ao ano anterior. Esse avanço também é resultado das ações intensivas do setor de Endemias, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, que têm contribuído para a redução expressiva do número de casos.

Os resultados dos exames ficam prontos em até cinco dias úteis, permitindo uma resposta ágil para os profissionais de saúde e para a população. O biomédico do Lacen, Marlon César Novais, destaca a importância da estrutura local, já que o laboratório de Vitória da Conquista é um dos poucos do interior da Bahia, no setor público, que realiza todo o processo – desde a coleta até a liberação do resultado.

Segundo ele, a agilidade no diagnóstico é fundamental para um tratamento eficaz. “A celeridade em ser feita a coleta, encaminhar a amostra para o laboratório, processar e liberar o resultado é muito importante para o paciente poder receber o diagnóstico e tratamento adequado com agilidade e eficácia necessárias”, ressalta o biomédico.

A coordenadora do Lacen, Renata Trentis, explica como funciona o atendimento: “As pessoas que necessitam de testagens para arboviroses podem procurar o Lacen de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, sem a necessidade de agendamento prévio. Basta apresentar a notificação e o pedido médico, que serão prontamente atendidos”.

Com sua atuação rápida e qualificada, o Lacen fortalece a rede de saúde pública e contribui de forma decisiva para o controle e a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Vitória da Conquista e em toda a região.

Sobre o Lacen

O Laboratório Central Municipal (Lacen) de Vitória da Conquista é o maior do interior e o segundo maior da Bahia. Referência em análises clínicas, patologia clínica e citologia, atende pacientes do município e de quase 40 cidades da macrorregião Sudoeste e de outras regiões do estado, por meio de acordos com o Ministério da Saúde. Com um parque tecnológico moderno e uma equipe de profissionais especializados, o Lacen processa cerca de 150 tipos de exames diariamente, garantindo agilidade e precisão nos resultados.

Endereço: Avenida Macaúbas, ao lado do Hospital Esaú Matos, bairro Kadija.
Telefone: (77) 3420-6263.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC