Justiça suspende eleição da Mesa Diretora da Câmara de Ipiaú após diversas irregularidades
Justiça Poder Politica

Justiça suspende eleição da Mesa Diretora da Câmara de Ipiaú após diversas irregularidades

Em uma decisão a Justiça baiana anulou a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ipiaú, realizada no ainda nesta quarta-feira (01). A decisão judicial, proferida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, atende a um mandado de segurança impetrado por vereadores que alegaram irregularidades no processo eleitoral após um episódio que a polícia adentrou a câmara.

A sentença, emitida pela juíza Leandra Leal Lopes, também determina a convocação de uma nova sessão em até 24 horas para empossar os vereadores e reeleger a Mesa, sob pena de uma multa de R$ 30 mil em caso de descumprimento.

Segundo a decisão, a eleição foi marcada por diversas irregularidades, como a falta de notificação prévia dos parlamentares sobre a sessão e a não observância das regras estabelecidas no Regimento Interno da Câmara e na Lei Orgânica do Município.

“Assim, verifica-se que a eleição da Mesa Diretora ocorreu com infringência do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Ipiaú e da Lei Orgânica do Município de Ipiaú como alegaram os impetrantes” cita a decisão.

Os autores, sete vereadores diplomados que não participaram da votação, argumentaram que a falta de quórum mínimo na eleição violou o regimento interno da Câmara e a Lei Orgânica do município. Segundo a decisão, a eleição não poderia ter ocorrido com apenas seis vereadores presentes, sendo necessária a participação da maioria absoluta dos 13 parlamentares.

Fonte: BNoticias | Foto: Reprodução / Bahia Notícias