Justiça italiana nega pedido de Zambelli para trocar juízes
Justiça Poder

Justiça italiana nega pedido de Zambelli para trocar juízes

A defesa da ex-deputada federal Carla Zambelli teve pedido negado pela justiça italiana, ao solicitar troca dos juízes responsáveis pelo julgamento, alegando falta de imparcialidade. Com a determinação, a retomada do julgamento sobre a extradição da ex-parlamentar ao Brasil foi marcada para a manhã desta quarta-feira (11).

Condenação da ex-deputada
Zambelli — que foi condenada em dois processos — está presa em Roma desde 29 de julho de 2025. A ex-deputada foi para a Itália após ser condenada a dez anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Posteriormente, ela também foi condenada a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma.

O pedido de extradição de Zambelli foi encaminhado pelo Ministério da Justiça brasileiro em 12 de junho do ano passado para o Ministério do Interior da Itália. Zambelli renunciou ao mandato de deputada federal em dezembro após uma determinação do STF para que o suplente assumisse o cargo em 48 horas.

Fonte: Metro1 | Foto: Lula Marques/ EBC