Um indígena de 20 anos foi morto com golpes de facão no sábado (19), na zona rural de Alcobaça, cidade do extremo sul da Bahia. A vítima foi identificada como Itapurunan Rodrigues da Silva, da etnia Pataxó Hã Hã Hãe.
O caso aconteceu na comunidade Pau da Garrafa. Ao g1, o Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia (Mupoiba) informou que o jovem era morador da Aldeia Pau Brasil e estava de passagem pela região para visita a parentes.
Testemunhas relataram à polícia que, no momento do crime, Itapurunan estava bebendo ao lado de duas pessoas e uma delas desferiu os golpes na cabeça do rapaz, por motivos desconhecidos. O Mupoiba disse, também, que o suposto criminoso é marido de uma indígena da comunidade.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito do homicídio foi preso em flagrante. Ele foi encontrado próximo ao corpo do indígena, que morreu de traumatismo craniano. O nome do suposto autor do crime não foi divulgado pelas autoridades policiais. O g1 apurou que o suspeito preso chama-se Zaquel Almeida Marinho.
A 1ª Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas investiga o caso. Outros dois suspeitos são considerados foragidos. Não há informações sobre o sepultamento de Itapurunan.
Fonte: G1 BA | Foto: Redes sociais