O governador Jerônimo Rodrigues (PT) aprovou projetos que alteram a estrutura das polícias Civil e Militar na Bahia. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) neste sábado (6).
O estado passa a contar com novos cargos e unidades, como a criação do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, cinco novas diretorias regionais, delegacias territoriais, uma delegacia especializada e 25 novos batalhões da Polícia Militar, que incluem Companhias Independentes e Comandos Regionais.
As mudanças ocorreram quatro dias após a aprovação dos projetos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), durante sessão ordinária realizada na última terça-feira, 2, sob a presidência da deputada Ivana Bastos (PSD). A nova legislação também amplia a atuação da Polícia Militar no interior do estado, destinando reforços para os municípios de Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro.
A proposta enviada pelo Executivo prevê a criação de novos Comandos Regionais em Jequié, Alagoinhas e Irecê. Também estão previstas novas unidades da Polícia Militar em Feira de Santana, Jacobina, Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis, Candeias e em Salvador, especificamente nos bairros Nordeste de Amaralina e Itapuã.
Com a reestruturação das forças de segurança, o governador autorizou ainda a abertura de cargos como comandante de policiamento, assessor especial, coordenador, comandante de batalhão, chefe de núcleo, coordenador técnico, subcomandante de batalhão e comandante de companhia independente.
Fonte: Metro1 | Foto: Thuane Maria/GOVBA