Janja gera constrangimento ao abordar Xi Jinping sobre ‘riscos’ do TikTok
Poder Politica

Janja gera constrangimento ao abordar Xi Jinping sobre ‘riscos’ do TikTok

A primeira-dama, Janja da Silva, provocou um mal-estar no jantar com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, ao falar sobre o TikTok, na última agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no país asiático, nesta terça-feira (13). A informação foi publicada pela jornalista Andreia Sadi, no portal g1.

Em certo momento, Janja pediu a palavra para abordar alguns riscos da plataforma chinesa. Segundo ela, a rede social representa um desafio em um contexto de crescimento da extrema-direita no Brasil e no mundo. A primeira-dama apontou que o algoritmo do TikTok tende a favorecer publicações e perfil de direita.

Como resposta, Xi Jinping teria dito que o governo brasileiro, caso julgue necessário, tem a prerrogativa para regular ou até mesmo banir o TikTok do território nacional.

Segundo a reportagem, tanto os membros da comitiva brasileira como os da chinesa não entenderam o propósito da abordagem da primeira-dama. Além disso, o encontro não tinha previsão de falas e pedidos do tipo.

Membros da comitiva que acompanha o presidente Lula consideraram o episódio constrangedor e um ponto negativo na viagem ao país asiático. Estiveram com o petista o presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o vice-presidente da Câmara, Elmar Nascimento (União-AP), e outros parlamentares; além de ministros do governo Lula, como Alexandre Silveira (Minas e Energia), Rui Costa (Casa Civil) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Em outras agendas desta terça-feira com Xi Jinping, Lula fez críticas à política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e reforçou a posição de priorizar parcerias com a China e com outros países do Brics e do chamado Sul Global.

Fonte: O Tempo | Foto: Reprodução/Redes sociais