Mulheres com 25 anos ou mais foram convidadas pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Campinhos/Simão, na manhã desta quarta-feira (8), para participar da campanha municipal “Agora é Lei. Janeiro Verde: uma conquista nossa”, realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista e pelo Hospital Samur.
Durante o evento, a enfermeira Débora Ribeiro destacou a importância da campanha para alertar as mulheres sobre a prevenção. “Mulheres que já tiveram relação sexual e que tenham idade entre 25 e 64 anos devem fazer o preventivo. Aqui, nós ofertamos 14 vagas de preventivo toda quarta-feira, mas, infelizmente, a procura é baixa. Por isso, a campanha é necessária para que mais mulheres façam o exame e se previnam contra o câncer do colo do útero”.
Isabel Silva Santos, de 69 anos, moradora de Campinhos, falou da importância dos cuidados com a saúde. “Eu sempre que posso estou aqui, na unidade, fazendo meus exames. Tem mais de um ano que fiz meu preventivo, e vou solicitar o agendamento para este ano, porque prevenir é muito importante”.
O Ministério da Saúde orienta a realização do preventivo a cada três anos. Quando a mulher faz o exame pela primeira vez, deve repeti-lo no intervalo de um ano, para dar mais segurança com relação ao primeiro resultado.
Além do preventivo, as unidades de saúde também disponibilizam a vacina HPV para adolescentes e jovens com idade entre 9 e 19 anos. “A vacina de HPV protege contra o câncer do colo de útero para as meninas, na faixa etária de 9 a 19 anos; e para meninos, prevenção do câncer de pênis, a mesma faixa etária de 9 a 19 anos. É uma dose só. Temos a vacina disponível todos os dias, então, não tem dificuldade nenhuma. Só vir à unidade e tomar a vacina. Não dói e não tem reação. É bem tranquila”, explicou a técnica de enfermagem, Rita de Cássia Botelho.
Programação:
A programação segue até o dia 31. Segundo a secretária de Saúde, Fernanda Maron, a campanha prevê Dia D em todas as unidades de saúde, além da capacitação dos profissionais de saúde. “Nossas unidades estarão realizando ações educativas, coleta de preventivo e oferta de vacina HPV com o objetivo de prevenir o câncer do colo de útero, que infelizmente ainda ceifa a vida de muitas mulheres em nosso país”.
- Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC