A partir do dia 2 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Samur, realiza a campanha municipal “Janeiro Verde é Lei – Uma Conquista Nossa!”, com o objetivo promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.
A programação seguirá até o dia 30 de janeiro e deve mobilizar toda rede de saúde com ações nas unidades, ações de educação permanente em saúde, Simpósio Janeiro Verde, ação em comunidade quilombola, iluminação na cor verde em prédios públicos e locais parceiros, capacitação para os agentes comunitários de saúde, pit stop, entre outras atividade.
Em 2025, o “Janeiro Verde”, campanha de conscientização e de combate ao câncer de colo de útero, passa a integrar o calendário oficial do município de Vitória da Conquista, por meio da Lei Nº 2.889, sancionada pela prefeita Sheila Lemos em 6 de maio de 2024. Neste período fica estabelecido que a rede de saúde deve promover ações de sensibilização junto à comunidade sobre a relevância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, oferecendo orientações acerca do tratamento adequado e encaminhamento oportuno para instituições de saúde especializadas.
Câncer do Colo de Útero
Também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
Esse vírus é sexualmente transmissível, muito frequente na população e seria evitável o contágio com o uso de preservativos. Na maioria das vezes a infecção não causa doença, mas em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir ao longo dos anos para o câncer.
A presença do vírus e de lesões pré-cancerosas são identificadas no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo que é ofertado em todas as unidades básicas de saúde do município.
As vacinas contra o HPV são também muito importantes para prevenir infecções por estes vírus e, portanto, prevenir o desenvolvimento deste câncer. A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde para meninas e meninos de 9 a 19 anos.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC