Itapetinga registra pico no número de casos ativos; 312 apenas nessa semana
Conquista e Região Corona Vírus Saúde

Itapetinga registra pico no número de casos ativos; 312 apenas nessa semana

Autor: Mari Leal / Vitor Castro | Foto: Priscila Melo/ Bahia Notícias

Nesta semana, a cidade de Itapetinga, no Médio Sudoeste Baiano, atingiu o recorde de casos ativos desde o início da pandemia da Covid-19. De acordo com o prefeito Rodrigo Hagge (PMDB), o município chegou a registrar nessa semana 312 casos ativos. Na cidade, assim como em grande parte do estado e do país, há uma mudança no perfil dos casos que agravam, elevando o risco para os mais jovens. A cidade, que já beira a falta de leitos, planeja abrir novas vagas.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o gestor relatou que a cidade vivia uma estabilidade no número de casos até dezembro passado, o que se inverteu no início deste ano. “Hoje estamos com 301 casos ativos. Batemos o recorde do município de casos essa semana e chegamos a 312 casos ativos. As unidades estão com sua lotação próxima ao máximo da sua capacidade e, além disso, infelizmente notamos que os mais jovens, que não tinham agravamento, estão começando a agravar”, disse.

Segundo Hagge, reuniões vem ocorrendo junto ao governador Rui Costa na tentativa de abertura de novos leitos. “Planejamos criar 10 leitos clínicos e dez de UTI. Temos um hospital com 90 leitos [clínicos] e 10 leitos de UTI, estamos planejando fazer agora mais 10 leitos exclusivos para o corona”, disse.

Itapetinga optou em seguir todos os decretos estaduais que limitam o funcionamento das atividades e restringem a venda de bebidas alcoólicas aos finais de semana e estabelecem o toque de recolher entre às 20h e às 5h. “Vejo muita atecnia em alguns colegas prefeitos em dizer aderir ou não ao decreto do governador. Decreto do governador se cumpre. Então Itapetinga tem cumprindo fielmente a esses decretos publicados e editados pelo estado”, assegurou.

AULAS NO MUNICÍPIO

A cidade já retornou remotamente o ensino letivo referente ao ano 2020, no entanto, apenas a sede, os distritos e povoados estão tendo acesso às aulas. Por falta de internet na zona rural, os estudantes que moram mais afastados não voltaram a estudar. “Uma semana antes dessas restrições impostas pelo governo do estado, nós havíamos anunciado o retorno presencial das aulas no município. Nos preparamos e planejamos, mas, infelizmente, não foi possível. Tivemos que adiar e estamos tendo essa assistência dos professores aos alunos durante toda pandemia. Nem todos os professores sabem utilizar as ferramentas de maior informatização, então estas não foram aulas obrigatórias, mas sim uma assistência que eles deram aos alunos”, finalizou.

Itapetinga já vacinou quatro mil pessoas e agora está na faixa etária dos 75 anos. Nesta quarta-feira (17), o município recebeu outras 1.040 doses.