Instituto Ticronays de Pesquisa sonda as principais reivindicações, aprovações administrativas e destaca intenções de votos se as eleições fossem hoje
Eleições Pesquisas Poder Politica

Instituto Ticronays de Pesquisa sonda as principais reivindicações, aprovações administrativas e destaca intenções de votos se as eleições fossem hoje

Autor: Tico Oliveira | Foto: Divulgação

O Instituto Ticronays de Pesquisa que há 33 anos vem fazendo o certo para não dá errado nunca, fez sua primeira sondagem no ano de 2021.Nos dias 9 e 10 de maio. A sondagem contou com a participação de 556 pessoas, do sexo masculino e feminino, 72% da zona urbana e 28% da zona rural residentes no município de Vitória da Conquista – BA, com idade, escolaridade e renda variada.

Veja abaixo perguntas e respostas.

Na pergunta, qual a principal reivindicação da população?
A saúde foi a principal opção dos conquistenses que ficou com índice de 25% das respostas dos entrevistados. Já a melhoria no transporte coletivo seguiu com 18%. Educação obteve 15% das respostas e as estradas vicinais foi solicitada com 22%. A melhoria no sistema de Segurança Pública obteve 10%, Saneamento Básico seguiu com 6%, pavimentação 3% e creche 1% .

Avaliação gestão Municipal.

A resposta dos conquistenses a respeito da gestão Sheila Lemos (DEM) foi tida como aprovada com 46% pelos participantes. Os que não aprovaram chegaram à 39%. Já 10% disseram que não têm conhecimento e 5% não responderam.

Avaliação governo estadual.

A respeito do Governo Estadual administrado pelo governador Rui Costa (PT), as respostas positivas, contando o índice de aprovação chegou a 55%; Já os que não aprovam o governo foram 25%. Não souberam 10% e 10% Não tem conhecimento.

Avaliação governo federal.

O Governo Federal que tem como comandante o presidente Jair Messias Bolsonaro (Sem partido) foi desaprovado pela população do município com o índice de 64%. Já 30% dos entrevistados responderam que aprovam o governo federal e 6% não souberam responder.

Avaliação Legislativo municipal.

O legislativo Municipal de Vitória da Conquista ficou com baixo índice de aprovação. A maioria dos participantes responderam que não possuem conhecimento das demandas realizadas na ‘Casa do Povo’. Esta resposta pontuou 40%. Já o índice de participantes que aprovaram a gestão dos edis ficou na casa dos 28%, enquanto 32% não aprovaram as atitudes dos legisladores municipais.

Se as eleições fossem hoje para governador da Bahia.

Na pergunta, ‘se as eleições fossem hoje, em quem votaria para Governador do estado?’ O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) saiu na frente com uma larga vantagem para o segundo colocado, ele pontou 58% das intenções de votos. Já o ex-governador e atual senador da República, Jaques Wagner(PT) ficou com 22%, enquanto que o Ministro João Roma (Republicano) apareceu com 2% das intenções de Votos. 8% responderam que não votariam em nenhum dos prováveis candidatos e 10% disseram que não sabem em quem votaria.

Se as eleições fossem hoje para presidente da república do Brasil.

Quando perguntados sobre a possibilidade de votar para presidente da República, 45% dos entrevistados responderam que votariam no ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva( PT ), enquanto que 45% dariam o voto para o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido). Com 43% das intenções, se as eleições fossem hoje, haveria um empate técnico entre os dos possíveis candidatos no próximo pleito eleitoral. Já o ex-ministro da saúde, Mandeta (DEM) pontou com 1% das intenções de votos, Ciro Gomes (PDT) obteve 1% seguido por Luciano Huck (Sem Partido) que também obteve 1% dos votos, João Dória (PSDB), com 1%, Fernando Hadad ( PT ) com 3%. Os que responderam que não votariam em nenhum dos nomes apontados chegou ao índice de 5%.