Índice de Infestação por Aedes aegypti em Vitória da Conquista cai 2,4 pontos percentuais
Poder Saúde

Índice de Infestação por Aedes aegypti em Vitória da Conquista cai 2,4 pontos percentuais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta sexta-feira (18), o resultado do segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, que mostra uma redução de 2.4 pontos percentuais em relação ao primeiro levantamento. Realizado entre os dias 7 e 12 de julho, o levantamento apontou que Vitória da Conquista está com o Índice de Infestação Predial (IIP) de 2%. Anteriormente, o índice geral foi 4.4%.

No período de coleta de larvas, os agentes de endemias visitaram 6.218 imóveis em 80 localidades da sede do município. Quarenta localidades estão com índice ideal e outras 40 com IIP que varia de 1% a 14,2%. Comparado ao primeiro LIRAa do ano, houve uma redução de 52 para 40 bairros com positividade.

Com esse resultado do índice geral, o município sai da classificação de alto risco de infestação (acima de 4%), mas ainda está classificado como de médio risco (entre 1,0 a 3,9%). O índice considerado satisfatório é abaixo de 1,0%. A partir do levantamento, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, planejará as ações a partir dos bairros com maiores índices de infestação.

Número das arboviroses – Já foram registrados, este ano, segundo o Sistema Nacional de Notificação (Sinan), 2.656 casos suspeitos de dengue, 98 de chikungunya e cinco de zika. Deste total, 364 foram confirmados para dengue, seis para chikungunya e um de zika.

Foram descartados 530 para dengue, 52 para chikungunya e quatro para zika. E 1.482 são inconclusivos para dengue. Seguem em investigação 280 casos suspeitos para dengue e 40 para chikungunya.

Ação de combate à dengue

Como eliminar o Aedes – Receba bem os agentes de saúde e os de endemia, esvazie garrafas pet, potes e vasos, guarde pneus em locais cobertos, limpe bem as calhas de casa, mantenha a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, coloque areia nos pratos de vasos de planta, amarre bem os sacos de lixo e não acumule sucata e entulhos.

Sintomas da dengue – Se você sentir febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC