Ilhéus: Hospitais têm 100% de UTIs ocupadas devido à Covid-19
Corona Vírus Saúde

Ilhéus: Hospitais têm 100% de UTIs ocupadas devido à Covid-19

Autor: Bahia Noticias,  Francis Juliano | Foto: Reprodução / Google Maps

A taxa de ocupação de UTIs adulto em Ilhéus, no litoral sul, chegou a 88%. Os dados fazem parte do último relatório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgado nesta terça-feira (30). No entanto, em duas unidades de saúde, a ocupação já foi totalmente preenchida, caso do Hospital de Ilhéus e do Vida Memorial, que chegaram a 100%. Cada unidade tem 11 e 10 UTIs, respectivamente.

O Hospital Costa do Cacau, com uma pequena folga, “respira” com 79% [dos 29 leitos] de UTI adulto já tomados. Em Ilhéus já ocorreram 1.434 casos de novo coronavírus com 56 mortes decorrentes até esta terça. Ao Bahia Notícias o secretário de saúde municipal, Geraldo Magela, disse que o drama no atendimento em UTI se dá por conta da chegada intensa de pacientes de outras cidades.

“O problema é que a gente tem recebido pacientes de várias regiões porque aqui se conseguiu o maior número de UTIs. Porém, o que ajudou está começando a trazer problemas”, afirmou ao BN. Magela acredita que com a chegada de UTIs em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, e em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, a pressão em Ilhéus pode diminuir.

Além dos 40 leitos de UTIs já em funcionamento, Ilhéus tenta conseguir mais cinco leitos, que podem ser instalados no Hospital de Ilhéus, no Hospital de Campanha e no Hospital Maternidade São José.