Um homem que estava em um T/CROSS roubado foi detido, na segunda-feira (14), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 324, em Simões Filho. O homem disse que não sabia da irregularidade.
Durante uma fiscalização de combate a criminalidade, os policiais do Grupo de Policiamento Tático (GPT – DEL01BA) realizaram uma verificação detalhada no automóvel e encontraram diversos sinais de adulteração. Ao descobrirem a placa original, foi constatado que se tratava de um veículo roubado no dia 25 de abril de 2024, na capital baiana.
O motorista disse que havia adquirido o carro na cidade de Catu por R$ 110 mil. Acrescentou ainda que pela negociação deu em troca um terreno avaliado em 90 mil reais e o restante seria pago em dinheiro. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e poderá responder pelos crimes de receptação (art. 180) e adulteração de sinal identificador de veículo automotor (art. 311), ambos do Código Penal.
Vai comprar um carro usado? Se liga nas dicas da PRF
Para não cair em uma situação como essa, a PRF dá algumas dicas para quem deseja comprar veículos usados. Algumas vezes, o comprador sequer tem conhecimento da procedência ilícita do veículo e o adquire de boa fé. Então sempre desconfie de anúncios tentadores e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.
Vale ficar atento e jamais deve-se realizar compras de veículos sem os trâmites oficiais de compra e venda, tais como registro em cartório do Certificado de Registro de Veículo, conhecido como DUT, e transferência de propriedade junto ao Detran. Jamais adquira um veículo baseado apenas em promessas de transferências futuras. Pesquise a confiabilidade da concessionária ou pessoa com quem será feito o negócio.
Outra dica importante é, se possível, levar um mecânico de confiança na hora de avaliar o bem; muitos veículos roubados ou furtados têm também seus sinais identificadores adulterados. E se o preço do veículo estiver bem abaixo do oferecido no mercado para aquele modelo, desconfie.
Fonte: Ascom/PRF | Foto: Ascom/PRF