Herbário Municipal Sertão da Ressaca é responsável pela produção de mudas nativas e estudo da flora
Dia a Dia Meio Ambiente

Herbário Municipal Sertão da Ressaca é responsável pela produção de mudas nativas e estudo da flora

Administrado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), o Herbário Sertão da Ressaca se destaca como um importante local de preservação e estudo da flora local. Em 22 anos anos de existência, o equipamento é fundamental para o levantamento florístico de espécies nativas cujo plantio também repercute como um meio de conter danos causados por mudanças climáticas.

Localizado no Parque Municipal da Serra do Periperi, o Herbário Municipal já catalogou 39 famílias distintas e reproduziu 30 espécies em seu viveiro experimental. Essas mudas são plantadas nos locais de ocorrência na Serra do Periperi, contribuindo para a conservação e recuperação dessas áreas. O herbário também realiza o levantamento florístico do Parque Municipal, contribuindo para o conhecimento da biodiversidade local. Entre as espécies de árvores nativas produzidas lá, estão: Tamboril, Pau Ferro, Ipê Amarelo, Jatobá, Canafístula, Madeira Nova, Aroeira, entre outras.

Por meio de iniciativas de produção de mudas e plantio, o herbário municipal de Vitória da Conquista promove a preservação da flora local, a recuperação de áreas degradadas e o conhecimento da biodiversidade da região. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a cooperação junto aos demais setores da Semma e a conscientização sobre a importância da preservação ambiental com o apoio da comunidade são também essenciais para garantir um futuro sustentável para Vitória da Conquista e seu patrimônio natural. “Essas mudas são utilizadas em atividades de recuperação de áreas degradadas no Parque Municipal da Serra do Periperi e em outras áreas do município”, destacou a secretária.

Lázaro Ribeiro é o engenheiro agrônomo da Semma responsável pelo Herbário e relata que há estocadas cerca de 10 mil mudas para serem utilizadas na recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, arborização e também para doação à comunidade e instituições. “Desenvolvemos aqui, na parte de plantio de mudas, um viveiro municipal, que é um espaço de grande importância, pois daqui saem mudas que são utilizadas em recuperação de áreas, plantadas em parques, áreas verdes e, contribuindo na melhoria da qualidade de vida, visto que a arborização traz diversos benefícios à população”, ressaltou Lázaro.

Lázaro Ribeiro

 

O agrônomo acrescenta que, atualmente, devido a essa questão das mudanças climáticas, com o aumento da ocorrência de tempestades e de períodos prolongados de secas, com altas temperaturas, o plantio de árvores auxilia no enfrentamento do problema. “Nesse contexto, o plantio de árvores nas cidades é uma ação de grande importância nesse cenário de mudanças climáticas. Nosso viveiro tem grande importância ao estarmos disponibilizando mudas de árvores nativas para a cobertura da mata ciliar”, reiterou Lázaro.

Nicodemos Dias é servidor do Herbário e reconhece a importância do serviço do setor à população de Vitória da Conquista. “Levamos este trabalho importante de plantio para atender toda a zona urbana e também a zona rural. Nosso desejo é que a população cuide de suas árvores”, acrescentou o servidor.

Nicodemos

 

Fonte: PMVC | Fotos: PMVC