O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que a viagem que fará à Índia, na próxima quarta-feira (22), para participar da 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais, irá “preparar o terreno para que o Brasil assuma a presidência do G20 a partir do ano que vem”.
“Vai ser muito importante, porque o presidente Lula é uma autoridade mundial, uma pessoa muito respeitada pelos seus oito anos de governo e, por isso, a sua liderança vai ser muito importante para endereçar assuntos de interesse nacional e internacional na presidência do G20”, declarou Haddad.
Ainda de acordo com o ministro, o Brasil também pretende retomar as relações com economias que se distanciou nos últimos anos, já que o país “estava isolado dos Estados Unidos, da Europa, da Ásia e até da América do Sul”.
“Em minha primeira reunião do G20, eu vou apresentar as credenciais e os planos do governo Lula para a integração da nossa economia com a economia mundial. Nossa economia foi muito isolada. Acho que o mundo está celebrando o fato de que o Brasil voltou à mesa de negociação em busca de democracia, paz, combate à fome e prosperidade com justiça social”, falou.
O evento ocorrerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro. Além do petista, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto também participará da reunião com os ministros do G20.
Fonte: Metro1 | Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil