Na noite desta segunda-feira (24), Dia de São João, parte da equipe do Governo Municipal esteve em três festas juninas que contaram com a presença da Prefeitura de Vitória da Conquista entre os apoiadores ou organizadores: o Arraiá do Gim, organizado por moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida, e os festejos do Arraiá da Conquista nos distritos de Bate-Pé e Cabeceira do Jiboia.
Neste ano, além das atrações no Centro Cultural Glauber Rocha, na Praça Nove de Novembro e no Parque da Lagoa das Bateias, o Arraiá da Conquista foi estendido aos 11 distritos de Vitória da Conquista.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, a agenda de visitas se deve à valorização de um traço cultural típico da população de Vitória da Conquista. “Tem festa nos quatro cantos da cidade. Isso é muito bom, pois a gente sabe que o São João é a festa da família nordestina. E o que a gente tem presenciado nos barracões é justamente isso: a família se divertindo nessa nossa linda e maravilhosa Zona Rural”, relatou Sheila.
Na véspera, a prefeita esteve em visita às festas do Arraiá da Conquista nos distritos de José Gonçalves e Iguá., enquanto representantes das secretarias de Desenvolvimento Rural (SMDR), Educação (Smed), Serviços Públicos (Sesep) e da Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) participaram dos festejos em Dantelândia, Veredinha, Abelhas e Inhobim.
Arraiá no Aparecida
A primeira escala, da qual também participou o vereador Edijaime Bibia, foi na Rua Santa Ana, no bairro Nossa Senhora Aparecida, onde moradores se divertiam ao som da banda George Musical, no segundo dia da 4ª edição do Arraiá do Gim. Neste caso, a Prefeitura esteve entre os apoiadores, fornecendo equipamentos como toldos e banheiros químicos.
O principal organizador, Genivaldo Maia dos Santos, 55 anos, há 28 morando no bairro, destacou a consolidação da festa e a participação do Governo Municipal. “A gente faz um evento entre nós, com patrocínio dos moradores, para conseguir essa festa bonita que estamos tendo hoje. Este ano, foi o primeiro apoio da Prefeitura, e eu acho muito importante pra comunidade”, disse Genivaldo.
‘Dançar até amanhecer o dia’
De lá, a comitiva do Governo Municipal seguiu para Bate-Pé, a fim de participar da segunda noite de festa do Arraiá da Conquista no distrito, com a presença da banda Amantes do Forró. Na véspera, esteve no mesmo palco o Trio Edgar.
Para a autônoma Graciele Dias, que mora no povoado de Gameleira, a presença do Arraiá da Conquista nos 11 distritos rurais veio em boa hora. “Muito bom, precisa mesmo. Porque antes, a gente se deslocava para outros lugares. Agora, tem aqui, pra gente dançar até amanhecer o dia”, avaliou Graciele, que foi ao evento com o marido, Eduardo, e o filho João.
Outra que gostou da inclusão dos distritos na programação do Arraiá da Conquista foi a manicure Juscilene Santos Silva, que viu nisso uma consequência positiva: o aumento da quantidade de atrações musicais. “Estou achando melhor. A cada ano, está melhorando. Antes, tinham menos bandas”, contou.
‘Evento aberto a todo mundo’
A terceira e última festa junina visitada pela prefeita e sua equipe foi no distrito de Cabeceira do Jiboia, onde a Prefeitura garantiu a presença dos cantores Maurício Kikadinha e Frankito dos Teclados. A servidora pública municipal Roseli Silva Santos, que mora no distrito, agradeceu pelo incremento dado aos festejos juninos locais. “É um evento m uito bom, principalmente para todas as pessoas que, muitas vezes, não têm condições de fazer uma festa ou de participar. E aqui é um evento que é aberto para todo mundo. Todo mundo tem o direito de vir, participar e festejar”, comemorou.
O vendedor Aelson Santos da Costa também gostou de poder curtir o São João perto de casa, já que mora no povoado da Limeira, a seis quilômetros dali. “Bom demais”, afirmou. “Agora, está sendo muito bom para a galera aqui ter aonde ir, para não precisar sair. Aqui mesmo, já vai para a sua diversão e leva a família e todo mundo”.