Após oito meses de implantação, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) passa a contar com uma sede que agregará todas as coordenações em um só espaço. A inauguração foi realizada no fim da tarde desta sexta-feira (14) e na ocasião mais uma novidade foi anunciada. O local onde funcionava provisoriamente a Secretaria será mantido para atender as mulheres da Zona Oeste.
“Nós temos um espaço físico qualificado para que o trabalho funcione de forma integrada. A gente precisa ocupar esse espaço que foi preparado com muito amor para que vocês se qualifiquem mais, para que vocês empreendam mais e para que vocês tragam mais mulheres, porque eu sei que todas nós conhecemos, não só uma mulher que precisa buscar autonomia financeira, mas também conhecemos mulheres que precisam vencer o ciclo de violência. Queremos tratar a mulher como um ser integral, onde ela tenha todas as perspectivas de crescimento de vida”, discursou a prefeita Sheila Lemos.
No espaço já funciona a Sala da Mulher Empreendedora, que inclusive estará apresentando o programa “Mulheres que Conquistam” em um evento nacional. A prefeita afirmou que Vitória da Conquista é uma cidade empreendedora e o Governo Municipal tem o papel de aflorar ainda mais esses talentos. “Então, aqui nesse espaço todo dedicado a nós mulheres, nós vamos fortemente trabalhar oficinas profissionalizantes, palestras, cursos”, disse.
Ainda na cerimônia, a prefeita assinou o decreto que institui o fluxo e o protocolo do atendimento da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. “Pretendemos, realmente, que ela tenha esse espaço acolhedorl para que ela possa empreender. E temos também a parte que cuida das violências contra as mulheres, com a parceria com as polícias Militar e Civil, a Guarda Civil Municipal e todo esse trabalho feito de repressão à violência contra a mulher”, complementou Sheila.
Para a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Oliveira Ferreira, a secretaria sobe mais um degrau na construção da política de mulheres. “Nós estamos aqui com toda a política de mulheres integrada, desenvolvendo novos projetos, elaborando diversas tendências do mundo do empreendedorismo, para que essas mulheres venham e saiam também do ciclo de violência”, reforçou a secretária da pasta.
Outra boa notícia anunciada por Viviane é que a secretaria manterá o atendimento na Zona Oeste. “A prefeita, com muita sensibilidade e sabedora da necessidade das mulheres de Vitória da Conquista, mantém o nosso espaço na Prefeitura da Zona Oeste, que é no Centro Cultural Glauber Rocha. Então nós temos hoje praticamente dois ambientes onde as mulheres serão acolhidas, recebidas e os serviços estão à disposição de todas elas”, revelou a secretária.
A empreendedora Iasmin Oliveira participa da segunda edição do “Mulheres que Conquistam”, e aprovou o novo espaço. “Eu acho que é bastante importante, porque normalmente nós mulheres não temos muitos espaços que nós podemos habitar e que pode ter coisas realmente voltadas para nós, focada nas nossas necessidades”, disse a empreendedora que há sete anos criou uma marca de bolsas. Para Dalva Alves Rocha, moradora do Nova Cidade, foi ótimo a inauguração da nova sede. “Gostei demais. Estava precisando demais”, resumiu.
Já Laiana Rocha foi usuária do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (CRAV) e participou do ato declamando um texto de sua autoria chamado “Verso de encanto e força dedicado às mulheres”. Um dos trechos dizia: “Cada mulher carrega consigo uma força única, uma essência que a torna especial e inigualável, seja qual for sua origem, sua cor, sua idade, sua religião ou sua orientação sexual. Todas as mulheres merecem respeito, igualdade e oportunidades iguais…Que cada dia seja uma oportunidade para celebrar a força e a beleza das mulheres, para reconhecer seu papel fundamental na construção de um mundo mais justo, igualitário e unido. Mulheres, vocês são a inspiração, a esperança e a força que move o mundo. Juntas somos imparáveis”.
Após o descerramento da placa de inauguração, a delegada-chefe da Delegacia de Atendimento à Mulher de Vitória da Conquista (Deam), Christie Correia, fez outro importante anúncio. A Deam, que funcionava até hoje no horário administrativo, a partir de hoje funcionará também nos finais de semana. “Qualquer situação envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher, em situação de crimes contra a dignidade sexual, pode se dirigir ao Disep e buscar a DEAM, que ela será atendida pelos servidores que estão prestando serviço na DEAM. Há muito tempo a Rede de Enfrentamento vem buscando esse atendimento no horário integral. É muito importante essa conquista para todas as mulheres do município de Vitória da Conquista”, anunciou a delegada.
- Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC