Quem desce a Rua Coronel Gugé, sentido Centro da cidade, logo percebe a mudança no prédio da Prefeitura de Vitória da Conquista. A começar pela cor do casarão, que, após 11 anos, foi substituída por um rosa, além da remodelação da entrada, dos gabinetes da prefeita e do vice-prefeito, que ganharam um espaço mais amplo, e do pátio, reforma dos banheiros, melhorias no telhado, adequação dos reservatórios de água e troca de forro. No fim desta tarde (10), a prefeita Sheila Lemos e o vice-prefeito Aloisio Alan inauguraram o espaço reformado.
“O nosso prédio faz parte de toda a história de construção dessa cidade. O nosso Paço Municipal foi completamente revitalizado, trazendo mais beleza para o entorno da Praça Joaquim Correia e da Praça Tancredo Neves, importantes logradouros aqui na cidade. Nós fizemos uma reforma também de modo a comportar novas estruturas da Prefeitura”, declarou a prefeita Sheila Lemos.
A chefe do Executivo ainda destacou o processo de inovação pelo qual passa o poder municipal com a reforma administrativa que trará mais tecnologia e mais conectividade com o cidadão. “Então tudo isso perpassa por essas transformações, contudo não esquecemos do carinho com o antigo. O próximo passo, inclusive, é tombar este prédio, transformá-lo realmente num patrimônio histórico e cultural de Vitória da Conquista”, anunciou Sheila, revelando que o espaço receberá o nome de Palácio da Joia do Sertão.
As cores escolhidas para a pintura estão de acordo com os padrões arquitetônicos do prédio, dando suavidade e mais vida à sede do Executivo Municipal. “Nós fomos influenciados pela própria natureza da nossa cidade, através das quaresmeiras, que nessa época do ano estão floridas e lindíssimas, e trouxemos para a Praça Joaquim Correia, número 55, o nosso Paço Municipal”, explicou a prefeita.
O vice-prefeito falou da necessidade de reforma que o prédio tinha. “Ele vivia uma precariedade e nós devolvemos a nossa cidade um prédio histórico e um espaço, inclusive, que homenageia o ex-prefeito, e também um espaço moderno para desenvolver nossas atividades administrativas. Esse é um governo que não para. Nós temos entrega de obras ou algum evento importante toda semana. Eu fico feliz por participar desse governo e de realizarmos tantas entregas para Vitória da Conquista”, disse Aloisio Alan.
- Prefeita e Janaína Mármore
- Ivanildo, Sheila e Alan
A galeria dos ex-prefeitos da cidade, que anteriormente ficava no gabinete da prefeita, ganhou um memorial dedicado ao ex-prefeito Murilo Mármore. Além da prefeita e do vice-prefeito, o ato de descerramento da placa em homenagem a Dr. Murilo contou com a presença da família Mármore. Muito emocionada, a filha Janaína Mármore agradeceu a honraria e falou do legado deixado pelo pai. “Meu pai, apesar de não ter nascido aqui, amava essa terra de verdade, tanto que a maior parte da vida dele se dedicou à cidade de Vitória da Conquista. É um momento muito difícil porque a saudade não passa, mas entendemos que é um reconhecimento mais que merecido. Nós sentimos muito esse carinho. Ele nos deixou, mas com um legado ilibado”, afirmou Janaína.
É da Gerência de Comunicação e Zeladoria, ligada à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), a responsabilidade por cuidar da reforma, cujo foco está na modernização dos serviços, concomitantemente com a preservação do patrimônio. Durante o ato de entrega da reforma, a prefeita homenageou a servidora Jeanne Glice de Oliveira, que foi a responsável pela obra. Em seu nome, o chefe de Gabinete Civil, Ivanildo Silva, agradeceu a homenagem. “Eu agradeço, em nome de Jeanne, a confiança de ter deixado ela realizar esse que era um projeto antigo dela. Que Deus nos abençoe e que a senhora tenha muita sabedoria e que esse espaço se torne muito mais abençoado”, declarou Ivanildo.
Jacirlan Santana foi um dos mestres de obra e confessou a alegria de realizar o serviço em um prédio histórico da cidade: “Eu amo poder fazer parte desse momento único da cidade. Acredito que há muito tempo nós não tínhamos uma reforma dessa na Prefeitura e é um prazer para nossa equipe poder contribuir com tamanho feito”.
Para a segurança da estrutura do prédio e a adequação da acessibilidade da calçada, foi necessária a remoção das árvores em frente à sede. O canteiro e a via da Praça Joaquim Correia também receberam melhorias. Três palmeiras do canteiro em frente ao Paço Municipal, que estavam sem espaço para se desenvolver devido a outras palmeiras existentes, foram transplantadas para a Avenida Brumado. A via recebeu pintura da faixa de pedestre e outras ações de sinalização horizontal executadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
A entrega foi prestigiada por secretários, vereadores, servidores municipais e palestrantes e convidados do 1º Encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste da Bahia. Os pastores Daniel e Luciana Oliveira da Igreja Batista Casa de Oração e Rubens Cavalcanti da Comunidade do Deus Vivo fizeram momentos de oração.
Sobre o prédio
Foi construído em 1921. Inicialmente, funcionou como Quartel da Polícia Militar da cidade. Só passou a ser sede da Prefeitura em 1962, durante o mandato de Gerson Gusmão Sales, 28º prefeito republicano de Vitória da Conquista.
Situado na Praça Joaquim Correia, ao lado dos Correios, o prédio destaca-se como um marco histórico e arquitetônico de Vitória da Conquista.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC