Governo Municipal entrega Cmei Anna Geruzia totalmente revitalizado
Educação Poder

Governo Municipal entrega Cmei Anna Geruzia totalmente revitalizado

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizou, nesta quinta-feira (28), a entrega oficial à comunidade da revitalização do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anna Geruzia Bittencourt Ferraz, no loteamento Nova Cidade, que comporta aproximadamente 200 alunos. Trata-se do 87ᵃ espaço educacional totalmente reformado pelo atual governo.

O custo total da obra foi de R$ 658.266,17. Foi realizada a pintura externa e interna, revisão elétrica e hidráulica, do forro existente e do telhado cerâmico; substituição de portas e esquadrias; instalação de equipamentos de combate a pânico e incêndio, de novas grades de proteção, de calhas para captação de águas pluviais, cobertura policarbonato e de corrimão metálico; construção da casa de lixo e de gás; automatização da caixa d’agua; e execução de piso de alta resistência. A unidade escolar ainda foi ampliada com a construção de três novas salas de aulas.

Representando a prefeita Sheila Lemos, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, disse que hoje é um momento de celebração com esta entrega à comunidade. “Este é um projeto da prefeita em andamento, o compromisso de melhoria da educação municipal. O Cmei foi totalmente revitalizado. É o cuidado especial da gestora com a educação”, declarou, acrescentando que a educação transforma e forma cidadãos.

Segundo o secretário, há projeto para mais revitalizações e também construções de novas creches, principalmente na zona rural. “Com seriedade e compromisso é que se faz educação transformadora, que oportuniza nossas crianças a terem no futuro uma profissão definida. Esse é nosso papel e nosso dever. Contem com nosso governo”, concluiu.

Para a diretora Síntia Maria Gomes Ferraz, foi muito importante a entrega da obra e acredita que a revitalização trará pertencimento ao espaço por parte da comunidade escolar. “A comunidade está feliz, estamos recebendo os pais, fazendo as matrículas, as crianças foram levando a informação para casa e trazendo o feedback dos pais. Este Cmei não é apenas espaço físico. É um local de acolhimento. Sabemos que é na infância que se plantam as sementes do futuro. Queremos formar seres humanos íntegros, capazes de contribuir por uma sociedade mais justa”.

Representando a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Dinho dos Campinhos, parabenizou o trabalho da prefeita Sheila Lemos e do secretário Edgard Larry. Agradeceu pelo trabalho para a comunidade e as melhorias na educação, citando as reformas das escolas dos Campinhos e do Simão. “Prefeita trabalhando em prol da comunidade. Parabéns a todos que estão recebendo a reforma desta escola”.

A representante da família de Anna Geruzia, Luiza Ferraz França, agradeceu a prefeitura. “Hoje vemos uma revitalização e este equipamento sendo entregue à comunidade com mais qualidade e recursos”. Também agradeceu a comunidade que incorporou o nome do Cmei. “Quando criança, na fazenda Boqueirãozinho, cercada de montes e colinas, minha mãe olhava e sonhava conhecer para além dos montes. Ela realizou o sonho e conheceu muitas coisas. Um dos livros que escreveu contam suas viagens. Desejo que este lugar de acolhimento e cuidado permita que as crianças sonhem e que forneçam habilidades e recursos para que realizem seus sonhos. É o que desejo a toda criança que entra nesta creche”.

A mãe da aluna Ágatha Lavinny, de 5 anos, Laiane Gomes de Oliveira, representou a comunidade. Ela estava muito feliz. “Este momento indica que minha filha e os filhos dos demais terão uma educação de mais qualidade. Agradecemos aos responsáveis que realizam este sonho”. A auxiliar de limpeza, Maísa Silva Cardoso, mãe de Rhavi Brayn, de 4 anos, afirmou que a reforma valeu a pena. “A escola ficou linda, maravilhosa, mudou a cara. O ambiente está mais aconchegante. Está tudo maravilhoso”.

Para Ana Sofia Novaes de Souza, aluna de 5 anos, o prédio ficou bonito. “Gostei de tudo que tem aqui. As pinturas ficaram bonitas”. A aluna Alice Santos Teixeira, de 4 anos, também aprova a unidade. “Gosto de pintar e brincar no escorrega”.