Governo Municipal avalia renovação de parceria com o programa Educar pra Valer em 2025
Dia a Dia Poder

Governo Municipal avalia renovação de parceria com o programa Educar pra Valer em 2025

Como parte da agenda oficial desta quarta-feira (4), a prefeita Sheila Lemos recebeu a visita de Júlio Cavalcante, diretor do programa Educar pra Valer (EPV), que é desenvolvido desde 2018 em Vitória da Conquista pela Associação Bem Comum, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). A pauta do encontro foi a renovação do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a instituição.

O EPV se destina a promover o monitoramento das políticas educacionais nos primeiros anos do Ensino Fundamental (da Educação Infantil ao 5º Ano), por meio de avaliação continuada dos alunos, formação permanente com os professores e acompanhamento das gestões escolares. Com isso, a equipe do programa oferece diagnósticos para que o Governo Municipal incremente o planejamento estratégico na área da educação e alcance melhores resultados.

Conforme ressaltou a prefeita Sheila, essa busca por melhorias nos índices educacionais não exclui a necessidade de que as mães e os pais dos alunos também acompanhem o andamento da vida escolar de seus filhos. “Eu sempre costumo dizer que a educação e o aprendizado não dependem só da escola. Dependem também da família. Quando a família acompanha o aprendizado dos alunos, aí dá certo”, observou a gestora.

Para o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a experiência com o EPV e os resultados alcançados até o momento – a exemplo do crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), atualmente em 5,6 – credenciam a continuidade da parceria.

“É uma instituição parceira que vem realizando ações na Rede Municipal de Educação, na área do desenvolvimento dos nossos alunos em relação à aprendizagem, à proficiência”, avaliou o gestor da Smed. “Tudo isso implica e importa nessa preparação para o desempenho dos nossos alunos, não só em sala de aula, mas também com vistas às avaliações institucionais que existem no Brasil”, acrescentou.

“A nossa pretensão é melhorar cada vez mais o desempenho dos nossos alunos e, consequentemente, os resultados nas avaliações institucionais”, concluiu Larry.

Estabelecendo prioridades

O diretor do EPV registrou que Vitória da Conquista foi o primeiro município baiano a estabelecer parceria institucional com o programa da Associação Bem Comum. “A gente aprendeu muito com Vitória da Conquista e tem uma parceria de muita cooperação”, reconheceu Júlio. “Quando começamos com a formação de professores, gestores, acompanhamento com a equipe, as avaliações, a gente apoiou o município para consolidar uma política de alfabetização”.

Sobre a repactuação, o gestor do EPV se mostrou otimista, principalmente com relação aos futuros resultados que poderão ser obtidos. “A prefeita estabeleceu qual é a meta de alfabetização, que é ter todas as crianças alfabetizadas. Isso dá um nível de priorização para as ações e, principalmente, para garantir a estrutura para que o professor consiga fazer o seu trabalho de forma mais eficaz”, explicou Júlio.

Além da prefeita Sheila Lemos e do secretário Edgard Larry, o Governo Municipal foi representado por Ronilson Ferreira (coordenador do Núcleo Pedagógico da Smed), Edimário Freitas e Kalilly Lemos (assessores especiais).

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC