Já nos primeiros dias do ano, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, sete prefeitos eleitos dos municípios de Camaçari, Rio Real, Antônio Cardoso, Várzea Nova, Mutuípe, Juazeiro e Curaçá. O objetivo das reuniões realizadas na sexta-feira (3) e no sábado (4), foi discutir temas relacionados a investimentos e ações voltadas para o desenvolvimento dos municípios baianos. Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e incentivos econômicos foram as principais pautas dos encontros.
“Nesse primeiro momento, estamos priorizando os prefeitos, independente do partido, que tiveram dificuldade com a transição e que, infelizmente, não aconteceu de forma tranquila, democrática, respeitando a lei, com a devida prestação de contas. Para se ter uma ideia, já estamos perto do início do ano letivo, em fevereiro, e os gestores não sabem como vão disponibilizar a alimentação escolar, como está o concurso para professores, a estrutura das escolas, o transporte”, salientou Jerônimo Rodrigues.
Neste sábado, para a educação, o prefeito de Mutuípe, João Carlos Rauedys, solicitou suporte do Governo do Estado para a jornada pedagógica municipal de 2025, a construção de uma creche escolar e de uma escola para estudantes do Ensino Fundamental II, no distrito de Riacho do Vihático, há 50km da sede. A cidade vai receber em março deste ano, do Governo do Estado, a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto. O investimento é de R$ 28,7 milhões.
“A reunião foi fantástica. Nós, que passamos por um processo de transição extremamente difícil, temos agora o apoio do Governo do Estado para enfrentar os grandes desafios que encontramos hoje, em Mutuípe. Já saímos dessa agenda com uma ambulância para atender ao nosso povo. Conseguimos fazer também, um planejamento de parceria para os próximos 100 dias”, afirmou Rauedys.
O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, município que recebeu em apenas dois anos, R$ 358 milhões de investimentos da gestão estadual, também apontou as principais demandas emergenciais e foi contemplado com uma ambulância. “Juazeiro está vivendo uma situação de muitas dificuldades. Quero agradecer ao governador por esse momento. A entrega dessa ambulância já simboliza o compromisso do Governo do Estado com a nossa cidade. Será a gestão da entrega e de mudanças na cidade”, afirmou.
Na mesma região, Curaçá, no Sertão do São Francisco, também recebeu uma ambulância e um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Para 2025, já estão previstas a implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água nas localidades de Sítio de Alexandre, Fazenda Lajedo e outras comunidades. A pavimentação no acesso ao Distrito de Riacho Seco deve ser entregue em janeiro e os acessos às comunidades de Agrovila, nos subtrechos: acesso Riacho Seco – Projeto Pedra Branca – Distrito Pedra Branca, em março.
“Estou muito feliz com o resultado dessa reunião. Tenho certeza de que faremos um trabalho diferenciado. Cuidar de gente é a nossa missão. Vem muita novidade por aí”, afirmou o prefeito do município, Murilo Bomfim.
Primeiras cidades
Na sexta-feira, com o gestor de Camaçari, Luiz Caetano, foram autorizados estudos para início das obras de implantação de uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) de porte II, na região de Abrantes. O encontro destacou o compromisso das gestões estadual e municipal em promover o crescimento de Camaçari.
“Camaçari tem grandes desafios, mas também um enorme potencial. Essa reunião foi fundamental para discutirmos temas prioritários, como a construção das UPAs de Abrantes e Monte Gordo, o terreno para o hospital municipal, além de equipamentos e apoio para a saúde, incluindo medicamentos e cirurgias. Também tratamos de transporte coletivo, limpeza urbana e a necessidade de um novo aterro sanitário. Com o apoio do Estado, podemos avançar em ações essenciais para a cidade”, afirmou Caetano.
Os compromissos com os municípios de Várzea Nova, Rio Real e Antonio Cardoso também ressaltaram o compromisso do governo estadual em estreitar a parceria com os municípios, reconhecendo que o desenvolvimento de cada cidade é fundamental para o progresso do Estado como um todo.
Fonte: Simônica Capistrano/Ascom/GOVBA | Foto: Joá Souza/GOVBA