Gilmar Mendes critica ideia de mandato no STF apresentada por Pacheco e questiona reformismo
Poder Politica

Gilmar Mendes critica ideia de mandato no STF apresentada por Pacheco e questiona reformismo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, se manifestou contra a proposta de limitar o mandato para os ministros da Corte. A declaração foi feita pelo magistrado, nesta terça-feira (3), através das redes sociais.

Mendes se posicionou através das redes sociais após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), afirmar que deseja propor um mandato de 11 anos aos próximos membros do Supremo. Atualmente, os integrantes do STF permanecem no cargo até os 75 anos de idade, quando são aposentados de forma compulsória, assim como os demais servidores públicos.

“É comovente ver o esforço retórico feito para justificar a empreitada: sonham com as Cortes Constitucionais da Europa [contexto parlamentarista], entretanto o mais provável é que acordem com mais uma agência reguladora desvirtuada. Talvez seja esse o objetivo”, escreveu Gilmar Mendes.

“A pergunta essencial, todavia, continua a não ser formulada: após vivenciarmos uma tentativa de golpe de Estado, por que os pensamentos supostamente reformistas se dirigem apenas ao Supremo?”, questionou o magistrado.

Fonte: Metro1 | Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF