A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), implantou em 2019 a Busca Ativa Escolar, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que tem o intuito de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão em infrequência, evasão e abandono escolar. Desde que foi implantado, o programa foi responsável pela rematrícula de 6.445 alunos.
Nas escolas, o controle diário de frequência começa pelos professores, que reportam as faltas dos alunos à direção da escola, e, quando a falta ultrapassa 3 dias, é o protocolo ao Busca Ativa que funciona por meio de uma plataforma onde é registrada a ausência. “Além de ter uma plataforma, o programa também conta com uma metodologia social que envolve articulação intersetorial para acompanhar as situações de infrequência e abandono”, explica a coordenadora do Busca Ativa, Natilaane.
- Natilaane
- Elizângela
- Kátia
Na Escola Municipal Otaviano Salgado, no povoado de Campo Formoso, distrito de Iguá, a diretora Elizângela Azevedo explica que, depois do Busca Ativa, a unidade não perde mais aluno por evasão. “Graças a essa parceria e ao trabalho contínuo, tem mais de ano que não perdemos aluno, nem por falta nem por abandono. Hoje, não é só sobre ter 218 alunos, é sobre ter 218 alunos monitorados. Nós sabemos quem está doente, quem não está. E, com esse controle, é que a gente vai conseguindo não deixar ninguém para trás, e trazer para a escola todos os meninos”.
Em Campo Formoso, Kátia Cirlene da Costa, mãe de dois alunos da Escola Otaviano Salgado, precisou se ausentar por conta do nascimento de seu terceiro filho. “Neste período, fui ficar com a minha mãe no Iguá e tive que levar meus filhos, e, como eles demoraram de voltar para a escola, a equipe veio em minha casa saber o que aconteceu”, contou Kátia, que imediatamente atendeu o Busca Ativa e voltou para Campo Formoso. “Eles já estavam em período de prova. Foi muito bom a equipe me procurar e mostrar este cuidado com meus filhos. Não tenho o que queixar da escola, dos professores, da diretora”, reforçou.
Com a Busca Ativa Escolar, o município tem dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar, de forma a atender o Plano Nacional de Educação. Um trabalho que garante que a educação seja uma realidade para todas as crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC