O Exército de Israel libertou dois reféns argentinos durante uma operação terrestre e aérea em Rafah, cidade no extremo-sul da Faixa de Gaza, na madrugada desta segunda-feira (12) no horário local. Segundo os militares, eles são dois homens de 60 e 70 anos de idade e haviam sido sequestrados no dia 7 de outubro.
“Ambos estão em boas condições médicas e foram transferidos para a realização de exames no hospital Sheba Tel Hashomer [em Israel]”,informaram as forças de Israel. Fernando Simon Marman, 60 anos, e Louis Har, 70, tem dupla cidadania e eram mantidos em cativeiro no centro de Rafah.
Após o resgate, a Presidência da Argentina agradeceu o país pela operação. “Durante a sua visita ao Estado de Israel, o Presidente Javier Milei reiterou ao Presidente Isaac Herzog e ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu o pedido de libertação de cada um dos reféns argentinos e continua a manter firmemente a sua condenação do terrorismo do Hamas”. Apesar do resgate, outros 134 reféns continuam sob posse do grupo radical Hamas.
Na operação da segunda-feira, cerca de 100 palestinos foram mortos. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Yoav Gallant supervisionaram a operação de resgate dos reféns a partir do Centro de Comando das Forças Armadas.
Fonte: Metro1 | Foto: Levi Meir Clancy/Unsplash