Ex-Prefeito de Itatim é alvo em investigação de chacina policial com oito vítimas
Justiça Poder

Ex-Prefeito de Itatim é alvo em investigação de chacina policial com oito vítimas

O ex-prefeito de Itatim, Gilmar Nogueira foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (11). A ação, realizada em Itatim e Itaberaba, faz parte da segunda fase da “Operação Sangue Oculto”, que investiga as mortes de oito pessoas durante uma abordagem policial em julho de 2023.

Informações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), um celular e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos nos endereços residencial e profissional de Nogueira. As informações foram confirmadas pelo G1.

As vítimas da ação policial, ocorrida no Morro do Tigre, em Itatim, foram duas mulheres e seis homens, incluindo três adolescentes, sendo a mais jovem com apenas 13 anos.

Gilmar Nogueira, que foi prefeito de Itatim por dois mandatos (entre 2012 e 2020), publicou um vídeo nas redes sociais afirmando estar “tranquilo” diante das acusações. Ele declarou que “tudo será esclarecido” e que provará ter agido “dentro da estrita legalidade”.

O MP-BA já havia apontado fortes indícios de que as vítimas foram executadas e que a cena do crime teria sido alterada pelos policiais militares envolvidos. Naquela época, a Justiça determinou o afastamento dos agentes e o Ministério Público apreendeu celulares, documentos e armas em diversas cidades da Bahia.

A “Operação Sangue Oculto” é um desdobramento da investigação sobre a abordagem da Rondesp Chapada, que inicialmente foi tratada como confronto e troca de tiros. No entanto, as provas técnicas e periciais coletadas durante a investigação revelaram indícios de execução.

Fonte: Bahia Noticias | Foto: Reprodução / ASCOM / PC-BA