Estudo mostra técnica inovadora para intensificar aroma dos cafés especiais
Agronegocio

Estudo mostra técnica inovadora para intensificar aroma dos cafés especiais

A técnica permite que a fermentação controlada utilize os microrganismos do próprio café para intensificar o aroma, sabor e qualidade

Autor: Antônio Petrin/ Canal Rural | Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Cafés Especiais credenciou 14 novas empresas exportadoras de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Para estimular ainda mais esse crescimento, um estudo mostrou uma técnica inovadora para intensificar o aroma dos grãos.

O mercado de café no Brasil cresce cerca de 2% ao ano e, no caso de café especiais, cerca de 7% ao ano. Para ajuda no crescimento do setor, uma técnica inovadora, descoberta depois de mais de duas décadas de estudo, permite que a fermentação controlada utilize os microrganismos do próprio café para intensificar o aroma, sabor e qualidade.

A descoberta veio de uma parceria entre a Syngenta e o núcleo de estudos em fermentação da Universidade Federal de Lavras. A técnica foi realizada em um sistema fechado de microrganismos próprios do grão do café, que produzem compostos naturais que garantem o salto aromático e qualitativo.

Nesta semana, o Conselho Nacional do Café se reuniu com o novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Halum, para apresentar a estrutura da cadeia produtiva e as demandas do setor cafeeiro.