EsplanaTalk com Fábio William: “jornalista é ferramenta de informação, não artista”
Dia a Dia

EsplanaTalk com Fábio William: “jornalista é ferramenta de informação, não artista”

O cotidiano dinâmico das redações de TV , a exigência na qualidade da informação diante da grande abrangência e perspectivas para o futuro do telejornalismo – e seus desafios diários de filtrar o que mais interessa ao telespectador. Esses é outros temas foram abordados pelo jornalista Fábio William no EsplanaTalk desta sexta-feira (19).

Fábio discorreu sobre a ascensão do streaming, o papel do jornalista multifuncional nas ruas e as principais mudanças enfrentadas pela televisão ao longo dos últimos anos. Assista aqui a íntegra do bate-papo.

O jornalista acredita que a TV – assim como o rádio – precisa se reinventar para garantir seu espaço com o crescimento das mídias digitais: “A TV está neste momento procurando qual é o seu papel. Algumas coisas que são feitas dão certo, algumas não. Algumas são boas, outras não. Mas a TV está se adaptando. Perdeu-se muito da qualidade da imagem para concorrer com as redes sociais, mas a TV está tentando se adaptar.”, pontua Fábio William.

Na opinião do ex-âncora do DFTV e apresentador de telejornais da Globo por quase 30 anos, o repórter tem o desafio de não esquecer a sua missão: “O jornalista não é artista, ele é uma ferramenta para levar até a pessoa a informação. O jornalista tem que ser obsessivo na busca pela verdade”.

Perfil do entrevistado

Fábio William é jornalista, psicólogo, psicoterapeuta de adultos e casais e especialista em hipnose clínica. Formou-se em jornalismo na Universidade de Uberaba (Uniube/MG), em 1987. Iniciou a carreira na rádio Sete Colinas (MG), quando ainda estava no segundo semestre da faculdade. Um ano depois, começou a trabalhar na TV Uberaba (MG). Mais tarde, foi para Brasília (DF), onde trabalhou entre 1989 e 1996 nas TVs Bandeirantes, Apoio e Record. Entre 1996 e 2023 trabalhou na Globonews e TV Globo, onde foi repórter com matérias veiculadas em todos os telejornais da emissora. Foi editor-chefe e âncora do DFTV 1ª edição. Apresentou o jornal por 11 anos. Durante 20 anos trabalhou em emissoras de rádio como locutor de programas musicais.

Assista abaixo a íntegra do EsplanaTalk:

Fonte: Por Carolina Freitas/Equipe Coluna Esplanada | Foto Divulgação