Em seminário, prefeita destaca parceria com sistema judiciário como forma de efetivar direitos socioassistenciais
Executivo Poder

Em seminário, prefeita destaca parceria com sistema judiciário como forma de efetivar direitos socioassistenciais

Começou na noite de ontem (9), no auditório do Cemae, o seminário estadual “Direito e Assistência Social: Caminhos e Perspectivas para a Garantia de Proteção Social no Brasil”. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Fainor, faz parte da proposta de garantir a educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em Vitória da Conquista, dialogando sobre a relação entre o Direito e a política pública de assistência social.

Na abertura do seminário, que vai até esta quarta-feira (10), a prefeita Sheila Lemos ressaltou que a assistência social é prioritária na gestão municipal e as parcerias para efetivação dos direitos das pessoas em risco social são fundamentais. “Temos uma rede SUAS bem estruturada e queremos estreitar ainda mais os laços com o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e os conselhos tutelares, já que eles são peças fundamentais para garantir à população o pleno acesso aos seus direitos e por isso devemos caminhar lado a lado, dialogando de forma contínua”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, reforçou a relação com os entes do sistema de justiça e declarou que a realização do seminário reafirma o compromisso do Governo Municipal em cuidar e qualificar os trabalhadores que são peças fundamentais na assistência social.

Segundo o coordenador do curso de Direito da Fainor, Ronaldo Soares, o diálogo com a sociedade é fundamental para efetivação das políticas públicas. “Na verdade, esses órgãos que estão aqui para esse diálogo são representantes da sociedade civil a quem evidentemente as políticas públicas se dirigem”.

Na abertura do seminário, a doutora Ana Paula Mota, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordou as contribuições do Direito para a construção do Sistema de Proteção Social no Brasil, fazendo um apanhado geral do direito como campo de estudo até chegar a esta efetivação.

Além da prefeita Sheila Lemos e do secretário Michael Farias, também participaram da mesa de abertura do seminário, a presidente da subseção da OAB, Luciana Silva; a representante da Defensoria Pública da União, Leila Carinhanha; a representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Monalisa Cirino; o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Joabe Oliveira; e o coordenador do curso de Direito da Fainor, Ronaldo Soares.

Fonte: Secom/PMVC | Foto: Secom/PMVC