Em Salvador, Jerônimo participa de conferência estadual dos territórios e fala sobre reforma administrativa
Bahia Poder Politica

Em Salvador, Jerônimo participa de conferência estadual dos territórios e fala sobre reforma administrativa

Após três dias de agenda intensa em Brasília, o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou, na manhã desta quinta-feira (15), da III Conferência Estadual dos Territórios, encontro que integra a programação da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Com o tema “Nossa Força em Campo”, a 13ª edição da feira teve sua abertura ontem e acontece no Parque Costa Azul até o próximo domingo (18). Jerônimo voltou à capital baiana na tarde de quarta, quando retomou as reuniões do Grupo de Transição na sede da Desenbahia.

“Nós demos o nosso suor para eleger Lula e vamos dar o nosso suor para governar junto com ele. Aqui na Bahia, vamos precisar da inteligência de vocês para governar nosso estado junto com vocês”, afirmou Jerônimo aos delegados territoriais presentes na conferência. O governador eleito afirmou que o novo cargo, que assumirá em 2023, não mudará o seu estilo é seu jeito de ser, e assegurou que fortalecerá as políticas de desenvolvimento territorial em toda a Bahia.

“Fizemos muito mesmo sem o apoio do Governo Federal graças aos colegiados territoriais. Não estamos olhando apenas a política do rural, mas também da educação, das estradas, do turismo, e de outros segmentos. Nós temos que ter esse olhar diverso e resgatar o papel que tivemos no passado junto ao Governo Federal. Vamos trabalhar uma agenda nacional fortalecendo as políticas territoriais”, acrescentou Jerônimo Rodrigues durante seu discurso na conferência.

Para Jeandro Ribeiro, secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), presente no evento, a conferência “é um momento de grande escuta para qualificar a gestão do Governo do Estado a partir de 2023 com o fortalecimento do desenvolvimento territorial”. O secretário estadual do Planejamento (Seplan), Cláudio Peixoto; a secretaria estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira; a coordenadora geral da Coordenação Estadual dos Territórios (CET), Leninha Alves; o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo; entre outras lideranças territoriais e gestores do executivo baiano participaram do encontro, que lotou o auditório do Hotel Concept.

Reforma administrativa

Durante o evento, Jerônimo apresentou alguns pontos da reforma administrativa do Governo do Estado, já aprovada pela Assembleia Legislativa, e destacou que algumas mudanças tiveram como objetivo garantir o alinhamento da estrutura do Executivo baiano com o Governo Federal para enfrentar a fome, garantir dignidade e oportunidades aos baianos e baianas. “É um gesto forte sobre como trabalharemos no próximo ano, priorizando a inclusão e o enfrentamento da fome”, afirmou o governador eleito, que também destacou as novas estruturas para políticas para a juventude e para o fortalecimento dos consórcios com os municípios.

Agendas desta quinta

Acompanhado do governador Rui Costa, Jerônimo vai, ainda nesta quinta, em Salvador, à inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana, ainda nesta manhã; ao lançamento da Operação Verão da Polícia Militar, na Boca do Rio, às 14h30; e ao lançamento da oitava edição da revista Terra Mãe, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 17h.

Fonte: Da Redação | Fotos: Adriel Francisco/ Divulgação