A primeira reunião do Governo Municipal com a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, eleita para o biênio 2025-2026, foi realizada na manhã desta terça-feira (14), na Prefeitura da Zona Oeste (PZO). O encontro contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, do vice-prefeito Aloísio Alan, do chefe do Gabinete Civil, Ivanildo Silva, do presidente do Poder Legislativo, Ivan Cordeiro (PL), a segunda vice-presidente, Cris de Lúcia (MDB), o primeiro secretário, Hermínio Oliveira (PP), e o segundo secretário, Dinho dos Campinhos e Simão (Republicanos).
No encontro, a prefeita falou das perspectivas para esse novo mandato e do diálogo com a nova mesa diretora no intuito de alavancar o desenvolvimento de Vitória da Conquista. “Falamos de alguns projetos que precisamos para a continuação do avanço de Vitória da Conquista, e a Câmara é sensível a todos eles. No dia 5 será o retorno das atividades do Legislativo, estarei lá presente com a mensagem do Executivo para o Legislativo, como sempre acontece, e tenho plena convicção de que essa mesa diretora, que esses vereadores, os que foram reeleitos e os novos, querem realmente trabalhar por Vitória da Conquista, e assim faremos”, comentou a gestora.
Tanto a prefeita como o presidente da Câmara falaram da divisão de poderes, contudo, destacaram a importância do diálogo constante. “Nós temos uma relação excelente com a Câmara de Vereadores, sempre foi assim. Essa é a nossa primeira reunião com a nova mesa-diretora e o entendimento é o mesmo, são instituições autônomas, mas que precisam trabalhar em parceria para que a cidade continue crescendo”, declarou Sheila. “A gente tem ciência da importância da divisão dos poderes, mas é claro que o legislativo e o executivo precisam trabalhar com harmonia, com sintonia, principalmente atendendo às demandas da sociedade. Então a gente fez essa reunião com a prefeita para mostrar que a Câmara quer trabalhar ao lado da Prefeitura, ajudando sempre a população de Vitória da Conquista”, completou Ivan.
Entre os assuntos levantados está a reforma da Lei Orgânica do Município – conjunto de normas que disciplina as regras de funcionamento da administração pública e dos poderes municipais. Outros projetos apresentados pela mesa diretora são a reforma do regimento interno da Câmara de Vereadores e a criação da bancada feminina. Sobre a reestruturação da Lei Orgânica, o presidente explicou que será um processo amplo, democrático, aberto, de audiências públicas, de reuniões, e que a participação da Prefeitura será fundamental. Ivan também chamou a atenção sobre a importância da participação da mulher e por isso está apresentando a criação da bancada feminina na Casa. “Temos alguns possíveis projetos e a Casa também está à disposição para, na medida do possível, contribuir com o desenvolvimento da cidade”, declarou o vereador.
Últimas chuvas
Além dos principais pontos a serem debatidos pela Câmara Municipal nesta nova gestão, a prefeita apresentou o relatório sobre a situação em que o município se encontra em decorrência das chuvas. Até o momento, 45 famílias foram atingidas, e quatro ficaram desalojadas. A Prefeitura segue monitorando 11 pontos que são considerados de risco.
“Fizemos um panorama de tudo que aconteceu também nessas últimas chuvas. Graças a Deus, nada comparado aos anos de 2022 e 2023, quando tivemos em estado de emergência. Dessa vez, choveu além do que era esperado para o mês inteiro, mas tudo ocorrendo bem: as novas obras de drenagem mostraram que realmente eram necessárias, porque os bairros, que nos últimos anos ficaram intransitáveis, com essas chuvas não tiveram problema algum. No momento que está chovendo, é claro que a parte mais baixa da cidade vai ficar alagada naquele momento, mas logo depois essas águas escorrem pelo sistema natural de drenagem e a cidade volta a funcionar direitinho, então não houve grande intercorrência na cidade”, afirmou a prefeita.
O presidente e a mesa informaram que estão acompanhando a situação e se colocaram à disposição do Governo Municipal. “Estamos acompanhando a situação e mantendo contato direto com o Comitê de Gestão de Crise. A Câmara segue à disposição de todo a sociedade para que juntos possamos enfrentar esse momento delicado”, disse Ivan.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC