O Bahia largou na frente no confronto das oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (30), o Esquadrão de Aço bateu o Retrô por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida. Lucho Rodríguez e Willian José balançaram as redes para o time baiano, enquanto a Fênix descontou com Diego Guerra numa lambança de Ronaldo e com Mascote.
O duelo de volta do confronto está marcado para a próxima quarta (6), às 21h30, na Arena Pernambuco. O Tricolor joga pelo empate para ficar com a vaga. Enquanto a Fênix precisa vencer por dois gols de diferença para avançar de fase. A derrota do time baiano por um tento a mais leva a decisão para os pênaltis.
Antes de pensar em Copa do Brasil, o Bahia vira a chave para a disputa do Campeonato Brasileiro, onde ocupa o quarto lugar na tabela de classificação com 28 pontos. No sábado (2), às 16h, o time baiano encara o lanterna Sport, na Ilha do Retiro, pela 18ª rodada.
Primeiro tempo
O jogo começou estudado pelas duas equipes. Aos oito minutos, Iba Ly arriscou da intermediária, mas Ronaldo encaixou sem dificuldades. Apesar de ter maior domínio de bola e trocar passes rondando a área pernambucana, o Bahia não conseguiu produzir uma jogada perigosa nos primeiros 15 minutos.
Lucho Rodríguez abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o placar com Lucho Rodríguez aos 17 minutos. Na troca de passes, a bola chegou para Iago Borduchi que fez o cruzamento, a bola passou por todo mundo. Kayky dominou na direita, cruzou à meia altura para o miolo da área e o uruguaio desviou de primeira para estufar as redes. Bahia 1×0 Retrô
Lucho Rodríguez amplia para o Esquadrão de Aço
O Bahia chegou ao segundo gol novamente com Lucho Rodríguez aos 19 minutos. Roubada de bola do uruguaio que desarmou o zagueiro Robson, saiu de cara com Fabian Volpi e tocou na saída para balançar as redes. Bahia 2×0 Retrô
Retrô diminui com uma lambança de Ronaldo
O Retrô diminuiu com Diego Guerra aos 32 minutos. Ramos Mingo atrasou para Ronaldo que chutou, mas a bola explodiu no camisa 17 e entrou no fundo do gol. Bahia 2×1 Retrô
Diego Guerra sequer comemorou o gol, porque ficou caído no chão e precisou receber atendimento médico. O atleta acabou sendo substituído por Mike pelo protocolo de concussão, o que abre para os dois times fazerem uma mudança a mais do que as cinco regulamentares.
Segundo tempo
O Bahia voltou dos vestiários com a mesma formação da etapa inicial. Em desvantagem no placar, o Retrô fez duas modificações ao sacar Eduardo e Vagner Love para a entradas de Junior Fialho e Mascote. O Tricolor chegou bem aos três minutos na cabeçada de Michela Araújo aproveitando o cruzamento de Kayky, mas o goleiro Fabian Volpi fez a defesa. Dois minutos depois, Rodrigo Nestor chutou forte e o arqueiro da equipe pernambucana espalmou para fora. O Retrô respondeu aos nove minutos. Iba Ly lançou Fialho pela esquerda que cruzou rasteiro para a entrada da área e Mike bateu de primeira para a boa defesa de Ronaldo.
Willian José amplia para o Tricolor
O Bahia chegou ao terceiro gol com Willian José aos 33 minutos. Everton Ribeiro acionou Ademir pela direita que cruzou na medida para o centroavante bater de primeira e estufar as redes. Bahia 3×1 Retrô
O Retrô respondeu aos 39 minutos no contra-ataque puxado por Fialho que driblou Gabriel Xavier e chutou para a defesa de Ronaldo. Após o lance, Erick Pulga caiu no gramado e foi retirado de campo pelo carrinho-maca deixando o Bahia com um jogador a menos.
Mascote diminui para o Retrô
O Retrô diminuiu novamente com Mascote aos 41 minutos. Após escanteio curto da direita e cruzamento para a área, Gilberto não corta e a bola sobra para o camisa 9 que empurrou para o fundo do gol. Bahia 3×2 Retrô
FICHA TÉCNICA
Bahia 3×2 Retrô
Copa do Brasil – Oitavas de final (jogo de ida)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 30/07/2025 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Cartão amarelo: Acevedo (Bahia)
Gols: Lucho Rodríguez, duas vezes, Willian José (Bahia) / Diego Guerra, Mascote (Retrô)
Bahia: Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Iago Borduchi (Luciano Juba); Acevedo, Rodrigo Nestor (Jean Lucas) e Michel Araújo (Everton Ribeiro); Cauly (Willian José), Kayky (Ademir) e Lucho Rodríguez Erick Pulga. Técnico: Rogério Ceni.
Retrô: Fabian Volpi; Eduardo (Júnior Fialho), Robson, Rayan Ribeiro e Gustavo Salomão (João Lucas); Richard Franco, Iba Ly, Gledson e Diego Guerra (Mike) (Radsley); Tales (Rômulo) e Vagner Love (Mascote). Técnico: Itamar Schülle.
Fonte: Metro1 | Foto: Letícia Martins/EC Bahia