O presidente dos EUA, Joe Biden, fez, nesta quarta-feira (24), seu primeiro pronunciamento após a desistir de disputar a reeleição. No discurso à nação, gravado direto da Sala Oval da Casa Branca, o democrata fez uma defesa da democracia e elogiou sua vice, Kamala Harris, que deve ser o nome do partido na disputa.
“Eu reverencio este cargo, mas amo mais o meu país. Foi a honra da minha vida servir como seu presidente”, disse. “Mas, na defesa da democracia, o que está em jogo é mais importante do que qualquer título”, disse.
Embora não tenha citado Donald Trump, a linha do discurso foi muito próxima da estratégia democrata de caracterizar o republicano como uma ameaça à democracia.
Logo após, Biden agradeceu a vice, a quem endossou para substituí-lo na chapa, mas não fez um pedido explícito de votos. “Ela é experiente. Ela é forte. Ela é capaz. Ela tem sido uma parceira incrível para mim e uma líder para o nosso país. Agora a escolha é sua, povo americano: vocês fazem essa escolha”, disse.
Ao longo do discurso, o presidente fez promessas relacionadas à economia, defendeu uma reforma na Suprema Corte e elencou feitos da gestão dele.
Em relação à política internacional, Biden disse que continuará os esforços para “parar” o presidente russo, Vladimir Putin. Além disso, afirmou que vai trabalhar para reduzir as tensões na Ásia e encerrar a guerra no Oriente Médio.
Fonte: BNoticias | Foto: Reprodução / Youtube