Autor: JOSÉ MARIA CAIRES | Foto: Divulgação
A recente decisão do Ministro do TCU, despertou na concessionária uma alerta, a constatação das irregularidades que já eram evidentes vieram à tona, em comunicado da VIABAHIA divulgado na imprensa, dá conta de que inicia melhorias no perímetro urbano de Vitória da Conquista, ainda que não detalhados qual trecho seria, imagi-namos que seja a duplicação entre o acesso ao aeroporto Glauber Rocha e a cidade de Planalto, o começo da DUPLICAÇÃO, aliás existe esse projeto de duplicar esses 50 kms já vem sendo anunciado pela VIABAHIA há anos.
Uma das bandeiras do “DUPLICA SUDOESTE” é mostrar a sociedade que o gatilho que obrigava a VIABAHIA duplicar a BR 116 quando atingisse 6.500 veículos dia, limite este superado desde 2011, portanto completando nove anos de descumprimento, ainda que padece de um acerto da revisão quinquenal do contrato, esse limite obri-gatório já havia extrapolado bem antes da necessidade da revisão.
Ocorre que o número de veículos tem crescido vertiginosamente, em 2018 passaram pelas praças de pedágio da VIABAHIA uma média diária de 106.848; no ano 2019 a média por dia de veículos foi de 107.259 por dia; este ano até setembro, esse núme-ro médio já atingiu a marca de 95.536 veículos diariamente, correspondendo a 14 vezes ao mínimo exigido em contrato para duplicação.
Em 2021 teremos várias plenárias com os segmentos da economia, com nossos re-presentantes políticos regionais para avaliar esses números e buscar uma solução, caso a VIABAHIA não inicie as obras ou entregue a concessão.
Números de veículos nas praças de pedágio da VIABAHIA: