Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou nesta sexta-feira (19), um ato de conscientização na Praça Nove de Novembro. Com o tema “Inclusão é o Caminho: Celebrando a Diversidade”, a ação teve o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da inclusão e respeito à diversidade em Vitória da Conquista.
Estavam presentes representantes do conselho e de entidades como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Conquistense de Integração do Deficiente (Acide), Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib), e de associações de pessoas autistas. Após uma fala de apresentação sobre o tema do evento, houve uma celebração com o Coral da Apae.
O presidente do conselho, Célio Barbosa, disse que a iniciativa foi deliberada em reunião, como forma de mostrar à sociedade que é direito de todos o ir e vir, e que a inclusão é necessária. “A gente vem fazendo essa movimentação com o intuito de convidar as pessoas a serem mais próximas do conselho, mostrar que as pessoas com deficiência existem e precisam ser vistas, precisam ter seus direitos garantidos e fazer parte do dia a dia da sociedade”, afirmou Célio.
Geisa Barros foi uma das participantes. Conselheira, representante da sociedade civil e mãe de uma pessoa adulta com Síndrome de Down, Geisa fez questão de participar desse ato importante. “Para a gente, é fundamental esse tipo de iniciativa porque a gente pode mostrar a ‘cara’ deles, mostrar que eles são seres presentes na sociedade, que eles têm vida própria, que eles votam, que são capazes de trabalhar. Nós estamos aqui, no meio do trabalho, na diversão, cultura e arte”, disse.
- Célio Barbosa
- Geisa e Raiane
“Eu estou achando muito bom, muito divertido, principalmente o coral. Gostei bastante. É muito importante para a gente ser visto na sociedade”, disse a estudante com Síndrome de Down, de 20 anos, Raiane Barros.
Setembro Verde
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005, com o objetivo de promover a inclusão social e a acessibilidade das pessoas com deficiência, combatendo o preconceito e garantindo direitos iguais.
Nessa celebração, o verde representa o florescimento e o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência, incentivando o respeito e a dignidade de todos.
Ao longo do mês, a campanha Setembro Verde incentiva a sociedade a participar ativamente da defesa por mais direitos e pela inclusão das pessoas com deficiência, promovendo avanços em áreas como educação, trabalho e acessibilidade em espaços públicos, sempre com respeito às particularidades de cada indivíduo. A iniciativa busca enfrentar o preconceito e o capacitismo, além de assegurar que suas necessidades e direitos sejam reconhecidos e efetivamente garantidos.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC